Qual a pressão ideal dos pneus para rodar todos os dias na minha moto ?

By on 17 Julho, 2019

A pressão dita normal dos pneus pode variar de pneu para pneu e em função de outras variáveis tal como o peso que a moto irá carregar, se vai a solo ou com pendura e bagagem, ou em que tipo de piso irá rodar num determinado momento.

A pressão ideal para um determinado modelo pode ser verificada no manual do mesmo ou nas especificações do próprio pneu. As pressões normais medidas com os pneus a frio ( muito importante ) podem variar entre os 33/36 PSIs na roda dianteira e os 36/42 PSIs na roda traseira.

Nas motos do tipo Adventure quando se sai fora de estrada, com pneus mistos 50/50 de tacos  e no caso de o terreno ser solto e necessitemos um pouco mais de aderência, poderemos baixar ligeiramente a pressão de 5 a 10 PSIs dependendo do pneu e do terreno onde iremos rodar ( em gravilha ou terra – 5 PSI e em areia até -10 PSI ) . Depois há que voltar a verificar a pressão dos pneus e colocar a pressão normal quando voltamos à estrada, já que com a pressão demasiado baixa e em alcatrão os pneus irão aquecer e sofrer um desgaste desnecessário.

Um dos problemas que normalmente temos no enchimento dos pneus nas bombas de gasolina é o de colocarmos a agulha na vertical com o válvula de enchimento para garantir o contacto e a vedação necessária para proceder ao enchimento na pressão pretendida. Para tal existem uns acessórios muito úteis que acrescentam um angulo de 90º à válvula facilitando o enchimento. Para jantes do tipo Tubeless existem válvulas fixas precisamente a 90º que são montadas directamente na jante.

Para garantir a sua segurança e a longevidade dos pneus convém sempre andar com a pressão certa e recomendada para cada pneu e para cada situação. Utilizar um manómetro de qualidade para verificar a pressão dos pneus regularmente é outra das recomendações que fazemos.

Finalmente se a sua moto vai estar parada durante um período alargado convém que a mesma tenha os pneus cheios á pressão máxima para evitar deformações e se possível colocá-la no descanso central caso a mesma o tenha ou em alternativa em cavaletes para o efeito. Se ficar no descanso central convém ir de vez em quando mudá-la de posição para que a superfície de contacto não seja sempre a mesma.

Uma boa manutenção e a verificação regular da pressão dos pneus da sua moto podem reduzir custos de consumo de combustível, de substituição precoce dos pneus por desgaste e ser garantia de uma maior segurança na estrada.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!