A marca espanhola promete tempos de carregamento revolucionários para elétricas
A startup espanhola BBM Motorcycles pode ter ultrapassado um grande obstáculo para as motos elétricas. A BBM Motorcycles acaba de revelar a nova Hiro, uma streetfighter que chega com algumas características potencialmente revolucionárias para o mercado das motos elétricas.

Quando pensamos em motos elétricas, e praticamente em todos os veículos elétricos, o tempo de carregamento é o maior entrave que vem à mente da maioria das pessoas. Mas a BBM afirma que o seu novo modelo Hiro pode ser carregado a pelo menos 80% em apenas 15 minutos, seja em casa, no escritório ou em qualquer posto de carregamento para veículos elétricos. Se parar para abastecer ou para uma paragem rápida para um café e um bolo, não será muito mais rápido do que isso.

O tempo de carregamento particularmente rápido é alcançado pela bateria de 12,96 kWh da Hiro, enquanto a startup espanhola de veículos elétricos afirma que a moto produz 94 cv, 150 Nm de binário e oferece uma autonomia de 220 km (137 milhas) em ciclo urbano.
A Hiro utiliza carregamento rápido DC, o que a coloca num grupo restrito de motos no mercado com esta compatibilidade. O que também torna esta moto interessante é a sua construção, com painéis da carroçaria feitos de materiais de origem vegetal.
A BBM afirma que a carroçaria pode “oferecer níveis de desempenho em fibra de carbono, amortecimento superior e uma menor pegada de carbono”. Os condutores também podem controlar o binário da moto através do sistema de controlo de tração. A Hiro utiliza travões Brembo à frente e atrás, vem com ABS e travagem regenerativa ajustável, segundo a BBM.

A empresa afirma ainda que todos os “sistemas de assistência” podem ser desativados. Em termos de preço e disponibilidade, os clientes já podem manifestar interesse, o que lhes dará acesso à informação sobre a disponibilidade de lugares para reserva.
Um depósito de 100€ garante a sua vaga, onde poderá começar a desenhar a sua própria Hiro. A previsão é que as motos cheguem em julho de 2026, com um preço inicial de aproximadamente 17.000€. Por esse preço, tem um carregamento rápido, uma autonomia decente e muita potência e binário – mas não é propriamente aquilo a que se pode chamar barato!












