A excitante Kymco Xciting s400i em modo crónica

By on 10 Outubro, 2020

texto de Diana Amaral

 

Começar o dia com reunião em pleno centro da cidade. Uma canseira que deixa de o ser no momento em que decidimos fazer a deslocação com a excitante Kymco Xciting 400i. E não, não passamos a redundância, o nome é mesmo assim, (e)Xciting. Aliás, não fica apenas no nome, mas isso vamos constatando ao longo deste teste. 

A agilidade e força encontradas na Kymco Xciting fazem vibrar e criam a necessidade quase visceral de continuar a desfrutar dos 400cc de cilindrada e  respectivo conforto de condução. 

Contudo, não esquecer, que os deveres chamam e por entre a novela de trânsito citadino, aproximamo-nos comodamente ao destino. 

Passamos por autoestrada com uma facilidade enorme em atingir os limites máximos de velocidade sem vibrações anormais, atravessamos zonas de rápida circulação que nos transportam para uma condução mais dinâmica, terminamos no quase “salve-se quem puder” do centro da cidade e a Kymco Xciting 400i adapta-se na perfeição a cada momento de condução. 

Nestes dias em que o vento teima em contrariar a rota da nossa viagem, o écran, ajustável manualmente, dá jus à sua função e os 209kg da Xciting contribuem para maior estabilidade em vias mais rápidas. 

Já na cidade, e seguindo as indicações de trajeto no painel, o nosso objetivo aproxima-se, sem que antes possamos comprovar o bom desempenho da suspensão e a fluidez das manobras onde sentimos um pouco do peso traseiro dada a localização do motor. 

Mas voltemos ao painel TFT, que num visual requintado, de fácil ajuste é o GPS merece o nosso destaque. Através do sistema Noodoe obtemos as indicações no painel central. Para os mais ousados e através da App, este poderá ainda ser personalizado com imagens ou outras configurações, disponíveis gratuitamente.

Já a aproximação do semáforo de cor vermelha ou o habitual pára-arranca, obriga-nos a dar utilidade ao sistema ABS com dois discos de travão dianteiros e respetivo irmão bem colocado lá atrás. Paramos e torna-se notória a altura desta Kymco, obrigando a que os pés não fiquem completamente assentes no chão.

Luz verde para avançar e a força está de novo connosco. Circulamos pela cidade mostrando aos mais curiosos a simplicidade e qualidade representada neste modelo, que em terras de nuestros hermanos tem uma maior expressividade e onde, em tempos, via passar estas motas na Gran Via de Madrid, ainda eu não sonhava no futuro reservado para mim. Atualmente em Lisboa é sem tempo a perder, usufruo da combinação da vida profissional com a ágil deslocação proporcionada pela Kymco numa cidade congestionada de veículos 4 rodas. 

Chegamos ao destino e claro está, com tempo de sobra para apreciar uma vez mais o visual refinado do seu look desportivo e qualidade de construção. Deixando a Kymco no descanso central, examino a agressividade da parte frontal com os seus faróis a led, aproveitando para dar uma volta à Xciting e só penso… que detalhes. 

Os compromissos chamam por mim, e recorro ao espaço debaixo do banco para guardar o capacete e algum material adicional de pouco volume pois o espaço é um tanto ou quanto limitado. 

Aproveito ainda para retirar o telemóvel, já carregado, do compartimento lateral que possui ligação USB, facto bastante útil nos dias de hoje, e que tranca juntamente com o trancar da ignição. Passo os olhos pelo travão de parque, uma vantagem na condução citadina, tranco a Kymco com um simples rodar de uma chave e sigo. 

Mas a vida vai para além do contexto e deveres profissionais e já esperam por mim. Sabem como me sinto…Xciting! 

A facilidade de condução em ambientes rápidos, técnicos e de cidade, a comodidade e excelente relação qualidade/preço confirmam a versatilidade desta desportiva Xciting scooter, pois é mesmo isso, Xciting. Encontramos uma scooter robusta, divertida e entusiasmante. Poderíamos igualmente falar de um conforto mais refinado para o passageiro, poderíamos dotá-la de uns pneus que acompanhassem a qualidade do computo geral da scooter, sim, poderemos, mas isso é noutra crónica Moto+.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments