As Motos que iremos ensaiar em 2020 – Os modelos e a sua disponibilidade

By on 10 Janeiro, 2020

Alguns modelos já foram sendo apresentadas os quais já tivemos a oportunidade testar e de publicar os seus ensaios. Destacamos aqui aquelas que na nossa opinião são as mais marcantes e que ao longo do ano iremos publicar o resultados do nosso contacto com as mesmas.

Depois dos Salões de Milão e de Tóquio já se conhecem praticamente todas as novidades para este ano de 2020 e na nossa “dura” tarefa de colocar à prova todos os modelos que vão sendo apresentados  ao longo do ano, existem algumas que, pelas suas características inovadoras e importância no mercado, são geradoras de maior curiosidade por parte dos nossos leitores, razão pela qual iremos estar muito atentos à sua disponibilidade, quer junto das diferentes marcas quer dos seus representantes e importadores, para vos dar a conhecer o resultado dos nossos ensaios.

APRILIA RS 660 e Tuono 660

Esta nova desportiva foi apresentada em Milão e causou uma enorme expectativa. Este novo modelo estreia um novo motor de 660cc, um bicilíndrico paralelo que deriva directamente do motor V4 1000 da Aprilia RSV4. 

Com uma estética típica de moto desportiva italiana e a envergar as cores características da marca  a nova RS660 só estará disponível mais perto do final do ano de 2020. Também no final deste ano será apresentada uma nova versão Tuono 660, uma Naked que terá por base precisamente a RS660.

Benelli Leoncino 800 e Leoncino 800 Trail

A nova Leoncino 800 passa a ser a moto de maior cilindrada da Benelli e as suas duas versões com motor de 754cc e 81 CV , a primeira mais estradista e a segunda, a versão X, com roda dianteira de 19” , com mais curso de suspensões e com maior aptidão offroad, irão estar disponíveis ainda no primeiro semestre de 2020. 

Com uma relação preço-qualidade muito interessante, as novas Leoncino renovam o estilo neo-clássico que as caracteriza e que tanto sucesso tem trazido à marca. É bem possível que esta nova motorização venha também a dar origem a uma nova Adventure TRK800 a ser revelada até final de 2020.

BMW F 900R, F 900XR, F 1000XR e R18

Estes quatro modelos são absoluta novidade da gama BMW para 2020 temos em crer que as versões F900R e F900XR vão estar muito em breve disponíveis no mercado. Com motores bicilíndricos de 895 cc e 105CV sendo a versão R uma Naked e a versão XR uma Sport Tourer.

A versão F1000XR  está prevista apenas para o início do segundo trimestre de 2020 . Finalmente a Big Boxer R18 com o seu motor boxer de 1800cc, o maior boxer de toda a história, estará apenas disponível mais perto do final do ano.

Ducati Panigale V2 e Streetfighter V4

A mais sofisticada Panigale V4, derivada directamente da competição, veio criar no mercado em 2019 novos  desafios no segmento das super desportivas.  A Ducati quis este ano atacar o segmento das Power Naked e lançou a potente Streetfighter V4 que tem por base precisamente a Panigale V4. Com ciclística de topo, motor de 4 cilindros em V com 208 CV e electrónica  do mais sofisticado que existe neste momento no mercado, a Streetfighter V4 irá estar disponível em duas versões sendo a S a versão com melhores componentes nomeadamente a montagem  de suspensões Ohlins. 

Não sendo totalmente nova a Panigale V2 sofreu um processo de renovação exaustivo começando pelas suas linhas que colam agora às linhas da versão V4. O motor é o já conhecido V2 de 955cc, com 155 cv, já de acordo com as limitações impostas pelo Euro 5. Um dos pormenores que de imediato salta à vista é a montagem de um monobraço na suspensão traseira.  A Panigale V2 já está disponível e a Streetfighter V4 estará no mercado no início do 2º trimestre de 2020 .

Harley-Davidson Livewire, PanAmerica e Bronx

O modelo Livewire é a primeira Harley-Davidson totalmente elétrica. A LiveWire é capaz de acelerar rapidamente com apenas um rodar do acelerador, não sendo necessária embraiagem ou troca de velocidades. Com um autonomia de 158km a performance é otimizada para o condutor urbano. A LiveWire é o primeiro de um amplo portfólio de veículos elétricos de duas rodas projetados para estabelecer a Harley-Davidson como líder na eletrificação de motos e estará disponível no primeiro trimestre de 2020.

Model Year 21.25 Key Features Photography.

A Harley Davidson PanAmerica é  também a primeira moto da marca americana no segmento Adventure e monta um novo motor V-Twin a 60º de 1.250cc.

Model Year 21.25 Key Features Photography.

Por outro lado foi também apresentado o modelo Bronx, uma naked desportiva que monta também o novo motor V-Twin a 60º mas com 975cc. Os 3 modelos fazem parte da nova estratégia de diversificação da Harley-Davidson sendo que os dois últimos modelos estarão apenas disponíveis para o fim de 2020.

Honda Africa Twin 1100 L e Adventure Sports e CBR1000RR-R

As novas Africa Twin de 2020 são modelos totalmente novos relativamente ao seu modelo anterior. Uma evolução a todos os níveis, quer da sua ciclística, quer da sua motorização e também nas ajudas electrónicas, onde constatamos subtis melhoramentos estéticos.

20YM Africa Twin

Os dois modelos estão já disponíveis e pudemos já ensaiar a versão Adventure Sports. A versão standard deste ano é aquela que está mais orientada para uma utilização offroad. 

2020 HONDA CBR1000RR-R

Paralelamente a Honda lançou também uma nova e revolucionária super desportiva, com a qual pretende voltar a ter uma presença no Campeonato do Mundo de SBK.  Com um motor a debitar 214 CV controlado por uma electrónica proveniente da alta competição, a nova Fireblade contará também com uma versão especial SP que monta suspensões Ohlins e travões Brembo Stylema. As novas CBR1000RR-R e SP vão estar disponíveis no início do 2º trimestre de 2020.

Indian Challenger

O modelo Challenger é a principal novidade da Indian Motorcycles para 2020, uma moto do estilo Bagger que monta o novo motor Indian PowerPlus de 1769cc, que debita 122 cv e tem um binário máximo de 178 Nm.. Paralelamente à Challenger veremos também as versões especiais do modelo, a Dark Horse e a Limited, que se diferenciam pelo tipo de acabamentos e pela melhor qualidade de alguns componentes nomeadamente os Travões Brembo Radiais e os pneus Metzeller. Os modelos Challenger encontram-se já disponíveis.

Kawasaki Z900, Z650, Ninja 650, Ninja 1000SX  e Kawasaki Z H2

A Z900 de 2020 não é propriamente uma novidade mas uma evolução da actual sobretudo em matéria de electrónica, com mais modos de condução e de motor e controle de tração, para além de uma revisão estética.

A grande novidade é porém a Kawasaki Z H2, uma naked que monta o conhecido motor tetracilíndrico sobrealimentado de 998cc, que debita uma potência de 200 cv montado sobre um chassi multitubular e inclui suspensões Showa e travões Brembo.  A nova Powernaked privilegia o controle e a manobrabilidade e inclui eletrónica de topode forma a garantir uma boa gestão de toda a potência gerada pelo motor sobrealimentado garantindo um desempenho controlado da moto.

A nova Ninja 1000SX, uma Sport Tourer, tem agora uma nova frente com faróis LED e electrónica mais sofisticada.  O tetracilídrico de 1043cc debita uma potência máxima de 142 cv.  Os novos modelos da Kawasaki vão estar disponíveis já durante o primeiro trimestre de 2020.

KTM 390 Adventure, 890 Duke R e 1290 Super Duke R

A pequena Adventure da KTM com motor de 373cc debita uns respeitáveis 44 cv de potência máxima. Apresentada em Milão a nova Adventure laranja monta roda frontal de 19” e suspensões WP ajustáveis. Inclui ainda ABS OffRoad e Controle de Tração, características inéditas em motos Adventure deste segmento.  A anterior Duke 790 R vê a sua cilindrada aumentada para 890cc e passa a designar-se KTM 890 Duke R, agora com 121 cv de potência máxima, com embraiagem deslizante e a opção de Quickshift bidirecional. 

As suspensões são WP totalmente ajustáveis e os travões são Brembo Stylema. Com um peso surpreendente de apenas 166 Kg a nova 890 Duke R é uma autêntica arma letal. Paralelamente a KTM 1290 Super Duke R vê também melhoramentos com um novo chassi mais rígido e mais leve, o motor monta elementos aligeirados atingindo a potência máxima de 180 cv e com um binário de 140 Nm. Inclui agora uma nova unidade de medição de inércia ( IMU ) de 6 eixos. Os travões são Brembo Stylema e as suspensões WP APEX. Os novos modelos KTM estarão disponíveis durante o primeiro trimestre de 2020.

MV Agusta Brutale 1000 RR e Superveloce 800

A MV Agusta Brutale 1000 RR é aquela que juntamente com a Ducati  Streetfighter V4  partilha o lugar máximo do pódio das naked mais potentes do mercado.  Os seus 208 cv de potência vêm acompanhados de electrónica de topo e aerodinâmica de acordo com o cariz desportivo do modelo onde se destacam os estabilizadores asas laterais que costumamos ver no MotoGP.

Uma das mais espectaculares desportivas é a MV Agusta Superveloce 800,  com uma  belíssima de linhas neo-retro que escondem uma verdadeira moto desportiva de tecnologia actual,  quase uma F3 800 com traje vintage. A MV Agusta Brurale 1000RR vai estar disponível no início de 2020 e a 800 Superveloce a partir do 2º trimestre .

Suzuki V-Strom 1050

Inspirada esteticamente nas míticas Suzuki DR-BIG dos anos 80, onde se destaca o famoso ”bico de pato” sobre a roda dianteira, a nova Suzuki V-Strom 1050 incorpora agora um motor de 1.037cc que debita uma potência máxima de 106 cv.  A nova Adventure topo de gama da Suzuki vem agora equipada com eletrónica que inclui modos de motor e controle de tração, actualizando a Maxi Trail da Suzuki que acompanha assim as tendências de mercado. Existirá também uma versão XT especialmente equipada para OffRoad e que inclui eletrónica mais completa e mais orientada para o todo-o-terreno. A Suzuki V-Strom 1050 estará disponível no final do 1º trimestre de 2020.

Triumph Tiger 900 GT e Tiger 900 Rally

As novas Tiger 900 foram recentemente reveladas e a sua apresentação oficial decorrerá durante o mês de fevereiro próximo. São motos totalmente novas, novo chassi, novo motor de 889cc que debita 95 cv e com um binário de 87 Nm, mais 10% que o modelo anterior. Ao nível da ciclística existe também uma enorme evolução onde vemos um quadro totalmente novo, com sub-quadro não soldado ao quadro principal. Travões Brembo Stylema, jantes de liga nas versões base e GT e jantes raiadas nas versões Rally.

As suspensões são Marzocchi invertidas nas versões base e GT. A versão base inclui dois modos de condução, Rain e Road.  A versão Pro da Tiger 900 Rally é aquela que vem mais preparada, inclui um modo de OffRoad Pro, que  desliga totalmente o controle de tração e o ABS e inclui um mapa electrónico específico para condução OffRoad. De série vem ainda com faróis LED anti-nevoeiro, Quickshift bi-direcional, assento aquecido e controle de pressão dos pneus. As novas Triumph Tiger 900 vão estar disponíveis no 2º trimestre de 2020.

Yamaha Tricity 300, Tracer 700,  R1 e R1M

Da gama de 2020 já ensaiámos uma das referências da gama Yamaha a Maxi Scooter  TMAX mas a estrela de este ano no segmento das scooters para além da renovada TMAX  é a nova scooter de 3 rodas Tricity 300 que irá rivalizar com as Piaggio MP3 e Peugeot Metropolis. A sua disponibilidade está prevista apenas para o 2º semestre de 2020 pelo que teremos que aguardar.

2020_TRACER 700

Outra que sofreu uma renovação completa da sua imagem foi a Yamaha Tracer 700 que apresenta agora uma carenagem completamente nova e uma frente muito agressiva com pequenos faróis LED tipo R1M. A nova Tracer 700 é o tipo de máquina que consegue fazer praticamente tudo, na cidade ou em estrada, com o seu emocionante motor  CP2 de elevado binário. A nova Tracer 700 vai estar disponível no 2º trimestre de 2020. 

Finalmente as Superdesportivas R1 e R1M evoluíram este ano e estão cada vez mais próximas da estética das suas versões de MotoGP. O seu conhecido motor de 998cc de tipologia Crossplane a debitar 200 cv foi alvo de uma série de melhoramentos fruto da experiência conseguida na alta competição.  A versão R1M para circuito inclui para além das inovações levadas a acabo na versão standard, suspensões electrónicas Ohlins ERS e uma série de componentes em carbono para além de electrónica específica para circuito. As Yamaha R1 e R1M estão já disponíveis no início de 2020.

Para além das atrás referidas muitas outras serão também alvo da nossa atenção de forma que os nossos leitores possam estar totalmente informados sobre o que existe no mercado, o que está para vir e que características e desempenho revelam. Bom 2020 !!!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments