Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

A melhor forma de transportar gasolina extra na moto

By on 14 Setembro, 2023

Muitas vezes em viagem, sobretudo para aqueles que gostam de viajar a solo, colocam-se questões de autonomia e de incerteza quanto à possibilidade de reabastecermos a moto sempre que necessário. Esta situação é especialmente crítica nas viagens de aventura, quando percorremos locais remotos e distantes de qualquer posto de abastecimento.

Nessas situações os mais prevenidos gostam de carregar consigo gasolina extra, para face a uma emergência poderem contar com a mesma e tentarem chegar a um local de reabastecimento. Ora, nessas situações o que é então recomendável para transporte do precioso líquido ? Um líquido de cheiro forte, volátil e altamente inflamável…

Comecemos então pelos riscos que se incorrem no transporte de gasolina:

  1. No caso de usarmos embalagens improvisadas podemos de repente ser confrontados com perdas de gasolina, muitas vezes motivadas por a mesma ser um poderoso dissolvente e aparentemente poder ter deteriorado o material selante da embalagem
  2. Não esqueçamos, sobretudo em viagens aventura, que numa eventual caída fora de estrada, uma embalagem não própria para o transporte de gasolina poderá facilmente danificar-se e apresentar fugas do precioso líquido.
  3. No caso de transportar gasolina de forma improvisada e por vezes numa emergência, certifique-se de que a embalagem de transporte do mesmo está fixada de forma segura à moto, não permitindo oscilações que possam provocar desequilíbrio ou mesmo o soltar da mesma da moto.
  4. Não utilizar recipientes de vidro que possam quebrar com maior facilidade. Optar por recipientes de PVC ou metálicos, obviamente mais resistentes a impactos.
  5. Não transportar gasolina em espaço que possa estar em contacto com roupa já que a volatilidade do líquido poderá impregnar o seu equipamento de um cheiro desconfortável e difícil de retirar.

Então qual a melhor forma de transportarmos gasolina extra nas nossas viagens e deslocações mais longas ?

  1. A primeira sugestão é a mais óbvia e segura que será a de montar um depósito de maior capacidade. Muitas motos do segmento Adventure têm versões com depósitos de maior dimensão que poderão ser adaptados com alguma facilidade às nossas motos. Otros fabricante do mercado paralelo produzem precisamente depósito de maior dimensão ( 30 litro ) para substituir os originais.
  2. Em complemento à primeira existem soluções que permitem substituir o assento por uma versão que inclui depósitos de combustível integrados que podem estar ou não conectados com o depósito principal. Como exemplo a Ducati Desert X tem em opção de catálogo da marca precisamente essa solução para a sua mais recente Adventure.
  3. Uma solução improvisada é a de fixar à moto um depósito tradicional de gasolina ou óleo, em PVC, de 3 a 5 litros, é uma solução de recurso e que pode inclusivamente servir para trazer combustível de um posto de abastecimento a um colega que tenha fica do sem gasolina na estrada. Os postos de  abastecimento têm normalmente depósitos de gasolina à venda para o efeito.
  4. Os aventureiros que planeiam viagens de longo curso gostam de pensar em tudo e prevenir-se com soluções mais profissionais. Existem sistemas, normalmente comercializados pelos fabricantes de malas para as motos e sistemas de transporte de bagagem que permitem adicional depósitos específicos de combustível às lateris das malas ou topos através de um sistema de fixação próprio e de depósitos que incluem na sua estrutura um elemento de fixação dos mesmos.
  5. Existem ainda soluções de recurso como sejam a colocação no interior de uma das malas laterais, normalmente aquela que transporta ferramenta ou componentes de substituição para a moto, pequenas garrafas metálicas de litro, do tipo de transporte de petróleo para quem faz campismo, e que darão para percorrer 20 ou 30 Kms até à estação mais próxima ( com sorte ). 
  6. Outros ainda adaptam soluções de híbridas colocadas no lugar do pendura, que lhes permitam aumentar drasticamente a sua autonomia.

Em conclusão, as soluções são de facto diversas e em função daquilo que num momento determinado e face a viagem que iremos realizar poderemos vir a necessitar. E facto mais vale prevenir que remediar, sobretudo para aqueles “lone riders” que se aventuram sozinhos por esse mundo fora.  Na pior das hipóteses aparece sempre uma alma caridosa para nos dar uma mão, até meso no meio do deserto.

BIKE UPGRADES: LONG-RANGE FUEL TANKS - JUST BIKES
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments