A especialista Zero e a gigante Hero aliam-se para uma nova plataforma elétrica
A Zero Motorcycles e a Hero MotoCorp estão a trabalhar na criação de uma nova plataforma elétrica para veículos de duas rodas. Os mídia indianos prevêm a produção de 4 novos modelos como resultado da nova aliança.
Dos 4 modelos previstos, o primeiro chegará em 2025. Na verdade, tudo isto acaba por fazer sentido, sobretudo se nos lembrarmos do prestígio da californiana da Zero e dos meios de produção eficazes da marca de Nova Delhi. Na verdade, a Hero é um dos maiores montadores de veículos de duas rodas do mundo e já colabora com outra prestigiada marca Yankee, a Harley-Davidson.
Como já vimos há algum tempo, é inegável que as motos elétricas vieram para ficar e, além disso, estão a marcar uma mudança significativa no setor. Praticamente todos os fabricantes demonstraram claro interesse no desenvolvimento de novas plataformas elétricas, e alguns até uniram forças em colaborações estratégicas.
É esse o caso de alianças entre marcas europeias de renome com fabricantes chineses e indianos. Todos beneficiam dessaas sinergias, mas acima de tudo, as marcas europeias tiram partido das capacidades de produção destas regiões e do seu enorme potencial de mercado.
Por exemplo, a Triumph e a KTM têm uma colaboração de longa data com a Bajaj e, ao que consta essa parceria também vai dar origem a motos elétricas num futuro próximo. Muitas dessas colaborações comecem com acordos de distribuição, que com o tempo tendem a aprofundar-se, envolvendo ambas as empresas no desenvolvimento conjunto e na realização de modelos novos e interessantes.
O que se sabe sobre o acordo entre a Zero e Hero
Graças a alguns relatórios de investidores publicados pelos nossos colegas indianos, sabe-se que estas duas empresas estão a colaborar estreitamente para criar uma plataforma EV inovadora. Um relatório da Hero MotoCorp, datado de 23 de janeiro de 2024 e dirigido aos investidores, revela que esta plataforma dará origem a pelo menos quatro modelos diferentes, em duas fases distintas.
A primeira envolverá o lançamento de dois modelos de alto desempenho, ambos baseados na mesma tecnologia, mas com designs diferentes, e só depois vão chegar as motos elétricas de nível médio, presumivelmente com o mesmo motor, mas otimizadas para um desempenho mais silencioso.
A colaboração entre a Hero e Zero deverá resultar em motos semelhantes às dos americanos, mas o mais importante, é que por certo surgirão a um preço muito mais acessível. Segundo as informações da Hero, pelo menos um modelo em cada fase será orientado para a condução urbana, enquanto o outro terá uma abordagem mais desportiva e dinâmica, de “ alta performance ”.
Note-se que no contexto do mercado indiano, o termo “ alto desempenho ” é interpretado de forma ligeiramente diferente em comparação com os mercados europeus. Na Índia, as motos com motores maiores que 200cc e potências superiores a 25 CV são consideradas de alto desempenho, enquanto na Europa são consideradas motos de nível básico.
0 comments