Kawasaki Ninja ZX-4RR vs. Ninja 650 2024: Parecidas só na imagem!

By on 26 Junho, 2024

Falando em aparência desportiva combinada com desempenho diário, é difícil ignorar a Kawasaki Ninja 650. Com o seu motor paralelo de dois cilindros e assento confortável, é a atleta ideal para o dia a dia e estradas rurais. A animada e mais radical Ninja ZX-4RR, com o seu quatro cilindros em linha de altíssima rotação, é outra opção muito diferente.

O ‘Team Green’ está a fazer muitas coisas certas, especialmente os modelos desportivos (dos quais a Kawasaki também tem muitos) que atendem visualmente aos gostos dos clientes com bastante precisão. Um verde venenoso, um visual maligno de farol e alguns detalhes gráficos das máquinas do WorldSBK, fazem-no sentir como um verdadeiro ‘superbiker’, mesmo que seja apenas uma Ninja 650 que é comparativamente adequada para o uso diário.

Kawasaki Ninja 650

Mais uma desportiva de turismo do que uma superatleta!

Mas é exatamente disso que se trata, um certo nível de conforto não deve faltar numa atleta comum como a Ninja 650. Uma verdadeira superatleta, na qual deita-se mais do que senta, é simplesmente muito desconfortável para se conduzir diariamente. Por isso, a Ninja 650 tem guiador um pouco mais baixo em comparação com a sua irmã naked Z650, mas tem uma carenagem muito mais eficiente e, portanto, tem uma figura excelente.

Kawasaki Ninja ZX-4RR

Feita com DNA de pista

O motor também se enquadra perfeitamente neste perfil de exigência; com os seus 68,2 cv @ 8.000 rpm e 65,7 Nm de binário @ 7.000 rpm, o motor de dois cilindros em linha naturalmente tem um desempenho melhor numa estrada rural do que num pista de corrida. E é exatamente aí que reside a diferença crucial em relação à verdadeira superdesportiva Ninja ZX-4RR, cujo motor de quatro cilindros em linha é feito de um material completamente diferente, com apenas 100 metros cúbicos por cilindro. Muitos já nos falaram sobre as suas capacidades de pista e, sinceramente, deve ser muito divertido girar este foguete de 400 centímetros cúbicos até às 16.000 rpm (!) numa estrada de montanha.

77 cv sugerem um desempenho aceitável, mas as impressionantes 14.500 rpm em que esta potência está disponível sugerem uma faixa de velocidade completamente inutilizável para estradas rurais. Somado a isso está o baixo binário de apenas 39 Newton metros a 13.000 rotações anormalmente altas.  A afável Ninja ZX-4RR acelera quase com confiança, o gerenciamento eletrónico do motor faz um excelente trabalho e tira o melhor proveito da pequena cilindrada. A faixa de velocidade disponível é recorde de qualquer maneira, mesmo que você pudesse desejar um pouco mais de saída na parte inferior do conta-rotações, a meio, a pouco menos de 8.000 rpm ela realmente funciona e diverte-nos.

A Ninja 650 é definitivamente mais confortável

A posição do assento também é surpreendentemente confortável, a pequena ZX-4RR é obviamente desportivo em tamanho e a Ninja 650 é definitivamente mais confortável. As pontas do guiador não são montadas tão baixas no garfo, então a carga nas mãos é inesperadamente baixa e os apoios para os pés estão a uma altura que não requer necessariamente as dimensões do corpo de um pequeno piloto.

O quadro fabuloso da Ninja ZX-4RR

Não é realmente surpreendente que ambas as ‘Kawas’ tenham pontuações muito semelhantes no que diz respeito ao manuseio, considerando que ambas contam com uma estrutura de aço, um pneu traseiro 160 relativamente estreito e a Ninja 650 pesa apenas 4 quilos a mais que a ZX, que na verdade é bastante pesada com 189 quilos.

Em troca, ela tem alguns quilos investidos de maneira excelente num quadro de alta qualidade. Enquanto a Ninja 650 conta com uma forquilha convencional sem opções de ajuste na frente e um monoamortecedor com pré-carga de mola ajustável na traseira, a pré-carga no garfo Big Piston USD da Ninja ZX-4RR pode ser ajustada, mesmo no monoamortecedor traseiro: recuperação, compressão e pré-carga da mola. Juntamente com a resposta mais refinada, isso torna a pequena ZX não apenas melhor na pista de corrida, mas também na estrada rural, se conduzida de forma ambiciosa.

Ambos os travões são fáceis de manusear, mas os da ZX-4RR são de qualidade superior

A situação é muito semelhante com os travões, embora a ZX-4RR não tenha um travão excessivamente grande na frente com os dois discos de 290 mm, em combinação com as pinças monobloco radiais de quatro pistões o sistema agarra com muito mais coragem, do que o disco duplo de 300 mm com pinças de dois pistões na Ninja 650. Isso era basicamente de se esperar, a Kawasaki Ninja ZX-4RR é uma verdadeira atleta, a Ninja 650 só tem a aparência. No entanto, o sistema de qualidade superior da ZX-4RR também é adequado para o uso diário porque pode ser controlado com muita precisão.

Eletrónica da Kawasaki Ninja 650 e Ninja ZX-4RR

Por fim, a Ninja ZX-4RR também marca mais pontos no que se refere à eletrónica do que a sua irmã mais simples, a Ninja 650. A 650 é equipada com ABS, controle de tração, iluminação LED ao redor e um display colorido TFT incluindo conectividade com todas as coisas importantes que estão disponíveis hoje. Porém, além dos recursos mencionados para a Ninja 650, a pequena Ninja ZX-4RR também possui quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain e Rider), gráficos próprios de pista com funções especiais para o display TFT e um maravilhoso quickshifter Blipper , que, em conjunto com o incomparável potencial de viragem da 4RR, realça particularmente a alma desportiva desta mini superbike.

Conclusão

Avaliar a Kawasaki Ninja 650 puramente com base no seu formato não faz justiça ao seu potencial. Porque o motor claramente não é um motor de pista cheio de potência, mas sim um sujeito ágil e bem comportado. O simples facto da Kawa Ninja ZX-4RR com o seu motor de quatro cilindros em linha de alta rotação no formato Bonsai não ter concorrência real torna-a absolutamente única. O quadro, os travões e a eletrónica são de alto padrão. O que mais surpreende, apesar de toda a desportividade, é a acentuada adequação ao uso diário – a posição do assento não é tão radical como em outros superatletas.

Fonte: 1000PS

Ficha técnica

Kawasaki Ninja ZX-4RR 2024

Tipo de motor: 4 cilindros em linha, DOHC, com refrigeração líquida

Cilindrada: 399 cc

Diâmetro x curso: 57 mm x 39,1 mm

Potência máxima: 77 cv @ 14.500 rpm

Binário máximo: 39Nm

Taxa de compressão: 12.3 : 1

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida Showa, regulável na pré-carga da mola

Suspensão traseira: Braço oscilante de dois braços com monoamortecedor Showa, regulável em compressão, pré-carga da mola e recuperação

Travão dianteiro: disco de 290 mm com quatro pistões semi-flutuantes com configuração radial

Travão traseiro: disco de 220 mm com pistão único semi-flutuante

Sistemas de assistência: ABS, modos de condução, Ride by Wire, assistente de mudança de marcha com blpper, controle de tração

Distância entre eixos: 1380 mm

Altura do assento: 800mm

Peso em ordem de marcha (com ABS): 189kg

Capacidade do depósito: 15 litros

PVP: 10 390,00 €

Ficha técnica

Kawasaki Ninja 650 2024

Tipo de motor: 2 cilindros em linha, DOHC com arrefecimento líquido

Cilindrada: 649 cc

Diâmetro x curso: 83 mm x 60 mm

Potência máxima: 68,2 cv @ 8.000 rpm

Binário máximo: 65,7 Nm

Taxa de compressão: 10.8 : 1

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica convencional de 41 mm com pistão único sem regulação

Suspensão traseira: Braço oscilante de dois braços, monoamortecedor regulável na pré-carga da mola

Travão dianteiro: duplo disco de pétala de 300mm semi-flutuante, assistido por 2 pistões

Travão traseiro: disco de 220 mm com pistão único, flutuante

Sistemas de assistência: ABS, controle de tração

Distância entre eixos: 1410 mm

Altura do assento: 790 mm

Peso em ordem de marcha (com ABS): 193kg

Capacidade do depósito: 15 litros

PVP: 8 595,00€

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments