Leonart Lobo 450, uma naked com inspiração retro e 40 cv
A Europa é o continente de vários pequenos fabricantes de motos que tornam o estilo de vida em duas rodas acessível a um público mais vasto. Muitas destas marcas instalam-se na Europa, mas, na realidade, subcontratam a sua produção à China. Uma dessas marcas é a Leonart.
Com sede em Espanha, o catálogo de modelos da Leonart é composto por modelos de inspiração retro, para condutores principiantes, que transmitem uma estética personalizada e feita à mão. O seu mais recente modelo é particularmente apelativo, uma vez que parece misturar sugestões de estilo de um certo fabricante britânico.
Denominado Lobo 450, que por alguma razão significa lobo, esta moto de inspiração retro poderia muito bem ser a Triumph Bonneville 450 que estávamos à espera.
É evidente que as pessoas que conceberam esta moto prestaram muita atenção aos pormenores. Tem um estilo retro musculado, que faz lembrar o aspeto desportivo da Triumph Thruxton. Também tem forquilhas invertidas robustas e rodas tubeless raiadas, o que lhe confere uma estética premium. Olhando para esta moto à distância, nota-se que tem uma linha nivelada, o que significa que a linha da dianteira à traseira é paralela ao chão. Isto dá à moto um aspeto de scrambler desportiva.
E se olharmos mais de perto para o motor, reparamos que é refrigerado por líquido, com um radiador fino discretamente montado na parte da frente do quadro. Mas para manter o seu aspeto retro, o motor tem aletas de arrefecimento falsas na cabeça do cilindro e até um carburador falso por baixo do depósito de combustível.
O motor bicilíndrico de 446 cc debita uns respeitáveis 37 cv e 40.6 Nm de binário, o que a coloca no segmento A2 para condutores principiantes da Europa. Também dispõe de uma caixa de seis velocidades com pernas suficientemente longas para o fazer circular a velocidades de autoestrada com relativa facilidade.
Mas, tal como acontece com a maioria dos modelos fabricados na China, pode ser demasiado fácil deixar-se seduzir pela estética e pela folha de especificações desta moto. É importante lembrar que, considerando tudo, a Lobo 450 é uma máquina totalmente nova com tecnologia que ninguém testou extensivamente antes.
Dito isto, só o tempo dirá se esta máquina no segmento retro roadster de entrada de gama tem o que é preciso para enfrentar os modelos mais estabelecidos no mercado.
0 comments