Lightning quer bater o recorde de Biaggi em Bonneville

By on 19 Agosto, 2022

Para a Lightning Motorcycles, as motos elétricas não servem só para o transporte urbano e deslocações diárias para o trabalho… E por isso, a empresa californiana tem em mãos um projeto para superar o recorde do mundo de motos elétricas estabelecido no final do ano passado por Max Biaggi com a Voxan.

A firma norte-americana também investe no que é tecnicamente viável em termos de velocidade e potência com motos alimentadas por bateria. O seu último projeto ‘Tachyon Nb’ visa quebrar a marca dos 400 km/h no extenso lago salgado de Bonneville.

A Tachyon Nb é totalmente carenada. A carenagem foi desenvolvida no túnel de vento e permite que o condutor praticamente desapareça na grande tela em forma de bolha. No entanto, o que há de muito especial na Tachyon Nb é o uso do material nióbio. O nióbio é um metal raro encontrado principalmente no Brasil e em alguns outros países da América do Sul.

Para trabalhar com nióbio, a Lightning Motorcycles fez parceria com a empresa brasileira CBMM – como já uma vez aqui falámos. A CBMM administra uma das maiores jazidas de nióbio do planeta e realiza pesquisas com o material especial em diversas áreas. O metal raro é usado como uma liga no Lightning Tachyon Nb para muitos componentes, como as pinças de travão. A vantagem é que o nióbio é extremamente resistente ao calor, o que significa, por outro lado, que peças adicionais, como as pinças de travão podem ser muito menores e não sofrer de sobreaquecimento.

A Tachyon Nb não servirá apenas para estabelecer um novo recorde de velocidade, sendo também uma forma de desenvolver tecnologia para o futuro dos motociclos elétricos da Lightning Motorcycles.

No entanto, o primeiro objetivo é mesmo alcançar um novo recorde de velocidade, batendo o recorde atual estabelecido por Max Biaggi com uma Voxan Wattman. O italiano ex-campeão do mundo nos Grandes Prémios de 250cc levou a Voxan a chegar às 283 milhas por hora (aproximadamente 455 km/h) numa pista de aviação. Os responsáveis Lightning estão convencidos de que a Tachyon Nb ultrapassará essa velocidade insana, pois o Lightning deve pesar menos que os 330 quilos da Voxan e atingir mais potência, superando os 429 cv da ‘quebra-recordes’ monegasca. Mas apesar dessa confiança, por enquanto a Lightning não avança com números sobre a Tachyon Nb. Até porque o segredo é a alma do negócio!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments