Moto Morini regista patente para uma nova cruiser  

By on 2 Fevereiro, 2023

A renascida Moto Morini registou a patente para uma nova cruiser de perfil neo-retro, impulsionada por um motor bicilíndrico de 650, um novo modelo que, de certa forma, nos aviva na memória sobre as 350 New York e Excalibur de 1986.

A Moto Morini tem uma riquissima história. Fundada em Bolonha (Itália) no ano de 1937, o fabricante atuou no desenvolvimento e produção de motos, mas em 2009 a situação financeira deteriorou-se ao ponto de ser declarada falida. No entanto, na primavera de 2012, a marca voltou ao mercado, com altos e baixos funcionou até 2018, quando foi anunciado que a Moto Morini foi adquirida pelos chineses da Zhongneng Vehicle Group, ZVG. Para trás e para os museus e colecionadores, ficavam produções modernas e apelativas como as 1200 GranPasso e Corsaro.

MOTO MORINI 350 NEW YORK

A marca renascida manteve o desenvolvimento e a produção de motos em Itália, mas mudou completamente para o uso de motores chineses e vários outros componentes. Isso permitiu manter os preços num nível aceitável e expandir a gama de modelos e aumentar os volumes de produção.

MOTO MORINI 350 EXCALIBUR (1986)

Atualmente, a gama da Moto Morini consiste em motos equipadas com um motor bicilindrico em linha de  649cc, a naked-retro Seiemmezzo e adventure-touring  X-Cape 650. Além disso, os italianos têm em projeto uma moto de aventura maior, a X-Cape 1200 com o ‘renascido’ V-twin CorsaCorta num futuro próximo.

Uma nova cruiser para 2024

Recentemente, a marca fez um pedido de patente para o design de um novo modelo para adicionar à sua gama, munida do mesmo motor V-twin de 649cc com cerca de 65 cv que recebem da CFMoto, mas a categoria da  moto é incomum na marca, uma cruiser. O novo modelo mantém o estilo retro da roadster Seiemmezzo, mas o conceito da moto é muito semelhante ao da Honda Rebel e da Kawasaki Vulcan S.

A moto terá um novo quadro, uma forquilha telescópica convencional à frente e um braço oscilante de alumínio emparelhado com dois amortecedores na parte traseira. A principal diferença em relação aos demais modelos da empresa é a transmissão do torque para a roda traseira por correia, e não por corrente.

A cruiser da Moto Morini estará equipada com um farol redondo clássico, seguindo o painel de instrumentos o mesmo formato para acentuar o espírito neo-retro.  É provável que a novidade seja apresentada na feira EICMA de 2023, em Milão. O nome ainda é desconhecido, mas é provável que a marca ressuscite um dos nomes de algumas cruisers como cerca de meio século, Excalibur ou New York.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments