Orxa Mantis: A pequena Naked elétrica indiana que pensa em grande
A startup indiana Orxa apresentou a versão final da sua primeira moto elétrica, a Mantis. Uma naked correspondente a uma 250 em potência, com aparência agressiva e desempenhos bastante razoáveis.
A Índia quer a sua fatia do bolo no novo mundo elétrico, e já está presente no segmento com a marca Ultraviolette e a sua F99. Mas é com outra filosofia que a Orxa se apresenta com um projecto que começou há 7 anos e que agora atinge a maturidade.
Na verdade, se a Mantis parece uma roadster maior e de perfil desportivo, é na realidade uma moto equivalente de 250 cc. O desempenho é, portanto, modesto, com um motor que desenvolve 27,5 cavalos de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A velocidade máxima declarada é de 135 km/h, o que desde já nos parece um bom compromisso para trajetos urbanos e arredores.
221 Km de autonomia e carregamento em 2h30
Em contrapartida, a jovem marca sediada em Bangalore, propõe uma autonomia apetecível de 221 km, com carregamento rápido de 0 a 80% em 2h30. Do ponto de vista a ciclística, a ‘receita’ não é menos apelativa: quadro de alumínio, forquilha de 41 mm, pinças Brembo e jantes de liga leve de 17 polegadas. A moto que pesa 182 kg e conta com tela TFT de 5 polegadas conectada e sistema de recuperação de energia na travagem.
A Mantis está disponível para pré-encomenda na Índia pelo preço de 3.970€.
0 comments