Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Uma Ducati XDiavel personalizada no Vietnam

By on 27 Junho, 2024

A Ducati lançou o conceito draXter há oito anos. Um design audacioso baseado na popular Ducati XDiavel, que seguia as sugestões de drag racers, motos desportivas e muscle cars. E apesar de nunca ter chegado ao mercado, conseguiu inspirar um Ducatista em particular.

Quando o proprietário desta Ducati XDiavel S modelo 2016 deixou a sua mota na MFix Workshop, a draXter era a sua principal preocupação. Ele queria que a oficina de personalização vietnamita desse à sua XDiavel uma vibração semelhante, acrescentando ao mesmo tempo algumas ideias próprias.

Na sua forma original, a Ducati XDiavel S tem o coração de uma superbike e o corpo de uma cruiser. A combinação de peseiras para a frente, um assento inclinado e um motor L-twin de 156 cv proporciona uma experiência de condução alucinante, embora estranha. Esta construção exigiu mudanças radicais na postura e ergonomia da moto, por isso a MFix começou pela altura de condução traseira.

O amortecedor traseiro original foi trocado por uma unidade Öhlins de uma Kawasaki ZX-10R, completa com uma roda de ajuste de pré-carga em alumínio. De seguida, foi maquinada por CNC uma articulação do braço oscilante, com um eixo de titânio personalizado, para acomodar o amortecedor traseiro mais longo – uma tarefa difícil, dado o espaço limitado disponível.

Com a postura resolvida, a MFix concentrou-se nos controlos. Naquela que é possivelmente a maior deslocação de pedais que alguma vez vimos, os pedais foram movidos da sua posição original para a frente para junto do suporte da roda traseira. Todas as peças necessárias – desde os comandos de pé até aos seus novos suportes de montagem – foram concebidas e maquinadas de raiz em CNC.

Uma vez que a eletrónica moderna da Ducati tornou quase impossível a troca do painel de instrumentos OEM, a MFix optou por recolocá-lo. Agora está num suporte impresso em 3D, colocando-o mais perto do condutor. Foram instaladas manetes de embraiagem e de travão ISR nos guiadores, com pinças Brembo novas a agarrar os discos de travão. As condutas de ar em fibra de carbono da Fullsix arrefecem as pinças dianteiras, enquanto uma embraiagem seca CNC Racing faz barulho à verdadeira moda da Ducati. Peças como a porca de bloqueio central da roda traseira, a porca da roda dentada e o descanso lateral foram substituídos por peças de fabrico CNC.

A equipa também escolheu titânio para o sistema de escape curvo da moto. As cabeças cortadas em forma de torta serpenteiam através da XDiavel e atravessam-na antes de saírem mesmo à frente da roda traseira. A Fullsix forneceu um guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono, um abraçador traseiro, uma cobertura do radiador, uma bandeja da barriga e um eliminador do banco do passageiro. As protecções do radiador e do radiador de óleo são da Evotech.

Com uma pintura monocromática e um toque de pele no assento, a Ducati XDiavel S estava quase pronta para ser assinada – até que o cliente meteu uma pedra na engrenagem. Olhou para a moto pronta durante algum tempo e disse-nos: “Precisamos de mais… músculos”, diz o nosso contacto na MFix, Giang Nguyen.

Depois de muito pensar e refletir, apontou para o motor e perguntou: “Podemos fazer com que pareça uma V-Rod? Claramente, ele não estava satisfeito com o aspeto esquelético das coberturas de motor da Ducati.”

A MFix voltou à prancheta de desenho, utilizando o Photoshop para sobrepor um conjunto de coberturas de motor Harley-Davidson V-Rod sobre o motor L-twin da Ducati. O cliente gostou da ideia e a oficina passou os quatro meses seguintes a criar protótipos e a maquinar um conjunto de coberturas de motor personalizadas.

“Foi um processo meticuloso, com muitas tentativas e erros, muitas perguntas e pontapés em coisas aleatórias pela oficina devido à frustração”, diz Giang. “Mas, no final, ainda nos divertimos a fazê-lo.”

“O toque final na mota foi o farol V-Rod personalizado da HogLights, só por diversão. E, para levar a ironia até ao fim, o proprietário escreveu a sua própria frase, ‘no fake sh*t’, nas tampas do motor ‘Duca-Rod’.”

Fonte: BikeExif

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments