Yamaha R9 2025 lançada, um novo capítulo, a mesma história

By on 9 Outubro, 2024

O lançamento de um novo modelo “R” foi sempre um momento de mudança para a Yamaha. E agora, em 2025, chegou a altura de redefinir a categoria Supersport mais uma vez com o mais recente e muito aguardado modelo a juntar-se ao lendário alinhamento da Série R: a R9

Embora esta nova geração Supersport marque o início de um novo capítulo, a história permanece a mesma com a identidade da gama Supersport nascida do ADN de competição da Yamaha. Desde as sugestões de design à tecnologia desenvolvida para a competição, cada modelo Supersport é um produto derivado da competição ao mais alto nível.

O lançamento da R9 vem completar a evolução da categoria Supersport, que progride da R125 para iniciantes, para a R3 de categoria A2, a R7 de média cilindrada e, agora, a R9 de estrada. 

Paralelamente, as sempre importantes R1 GYTR, R1 RACE, R6 GYTR e R6 RACE mantêm o seu lugar na gama com performances de elevado nível reservadas para a pista.

O R9 utiliza esta tecnologia e design derivados das corridas e combina-os com a aclamada plataforma de motor CP3, de três cilindros, que revolucionou a marca Yamaha na última década. A combinação deste famoso grupo motriz de elevado binário com a famosa e precisa maneabilidade da Yamaha, criada e desenvolvida nas pistas, deu origem a um modelo Supersport perfeitamente equilibrado e digno do estatuto emblemático da Série R, capaz de oferecer uma performance desportiva que pode ser utilizada em estrada e uma elevada performance em pista.

Apesar da R9 manter muitas das características de design inspiradas nas máquinas MotoGP que se tornaram sinónimo dos modelos Supersport da Yamaha e que evidenciam imediatamente o facto de ser uma máquina da família “R”, o seu design também apresenta a evolução esperada de uma nova geração.

As linhas horizontais têm vindo a ser acentuadas em todos os modelos R desde a R1 de 2015. Mas este estilo agressivo e desportivo é levado a um nível superior na R9, que vai para lá das linhas horizontais criando uma sensação forte de movimento mais horizontal, oferecendo uma sensação de potência e fluidez para encarnar a agilidade da R9, a manobrabilidade de grande precisão e a inovação derivada da competição. Este novo visual é ilustrado pelos defletores aerodinâmicos integrados, que contribuem para que a nova frente feroz da R9 complemente as suas excitantes performances.

Mantém-se a icónica entrada de ar em forma de “M” e os dois faróis afastados da Série R, mas cada uma destas caraterísticas de design é realçada para salientar o estilo agressivo da nova geração. O farol de lente única junto à entrada de ar em forma de M contribui para o visual glaciar, enquanto o spoiler dianteiro central também é fixo à frente do farol para trabalhar com os defletores, contribuindo também para uma estética agressiva.

A aplicação Y-Trac eleva a experiência Supersport, permitindo aos pilotos melhorar a sua condução e performances em pista através de ferramentas normalmente disponíveis apenas para pilotos profissionais. Com a aplicação Y-Trac é possível registar os tempos por volta e por setor, bem como os dados da moto, incluindo o ângulo de inclinação, as rotações do motor, a velocidade engrenada, a velocidade, a posição do acelerador e os níveis de intervenção dos sistemas de ajuda eletrónica, como o controlo de tração.

O lançamento da R9 vem completar a evolução da categoria Supersport, que progride da R125 para iniciantes, para a R3 de categoria A2, a R7 de média cilindrada e, agora, a R9 de estrada. Paralelamente, as sempre importantes R1 GYTR, R1 RACE, R6 GYTR e R6 RACE mantêm o seu lugar na gama com performances de elevado nível reservadas para a pista.

Imagem:https://www.yamaha-motor.eu

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments