Viajar de moto é uma experiência emocional e é ainda mais intensa quando apreciada em companhia. Mas é preciso saber escolher não só a nossa companhia, como a moto certa, para assim desfrutar ao máximo da viagem.
Não queremos aborrecê-lo contando-lhe as nossas experiências de viajar de moto a dois. Até porque você provavelmente as conhece muito bem e certamente as faz regularmente. Viajar com alguém é sinónimo de compartilhar experiências. Fazê-lo enriquece a viagem, torna-a mais agradável e divertida e fortalece o relacionamento que você pode ter com o seu companheiro (a). Mas para poder aproveitar a viagem, é importante ter claro que tipo de moto precisa.

Grandes viajantes dizem que viajar para um lugar, não importa onde ele seja, remoto ou não, é uma experiência que vale a pena aproveitar, muito mais do que aquele destino tão desejado ou aguardado. Mas como viajar é tão importante quanto o porquê ou para onde ir. Se você decidir andar de moto, terá uma grande variedade de opções que atendem perfeitamente às suas necessidades.
É por isso que vamos lhe oferecer uma lista com dez motos para viajar a dois e transformar sua viagem numa ótima experiência.
Honda Gold Wing DCT Tour

Não podemos deixar de mencionar um modelo que, há décadas , é referência em excelência em viagens de moto: a Honda GL 1800 Gold Wing Tour. Desde que chegou ao mercado há 50 anos, a Gold Wing provou ser uma moto única que elevou o conceito de viagem de moto a níveis extraordinários.
O seu motor boxer de seis cilindros é absolutamente excepcional. Tem uma cilindrada de 1.833 cc e uma potência de 126 cv a 5.500 rpm. Este número de desempenho pode parecer decepcionante, dado o potencial oferecido por modelos mais básicos, mas a Gold Wing tem um desempenho monumental : binário do motor de 170 Nm a 4.500 rpm, o que se traduz em um torque potente em qualquer velocidade e uma suavidade de operação incomparável.
Possui todos os equipamentos de luxo que você pode imaginar, destacando-se a transmissão com sistema de dupla embraiagem (DCT) que marca um antes e um depois. Os seus 367 quilos não assustam ninguém, e o seu conforto e agilidade de movimento, com a sua altura de assento de apenas 745 mm, são dignos de nota. O seu preço de venda recomendado está de acordo com o que oferece: a partir de 39.000 euros.
BMW K 1600 GT

A BMW K 1600 GT é uma joia mecânica do fabricante alemão, que conta com um potente motor de 6 cilindros em linha de 1.649 cc que atinge 158 cv de potência. Pelas suas dimensões e peso, 358 quilos, a K 1600 GT é uma moto pensada para viagens, permitindo desfrutar de uma ampla autonomia graças ao seu depósito de 26,5 litros de capacidade e, embora possa ser intimidante devido ao seu tamanho, o seu comportamento dinâmico é excelente.
É um luxo para viajar, pois conta com equipamentos de alto nível , com ampla carenagem com tela ajustável para oferecer a máxima proteção, e tudo o que você precisa para aproveitar uma viagem agradável: manoplas e bancos aquecidos para o inverno, diferentes modos de condução para adaptar a motocicleta a diferentes circunstâncias, suspensões ajustáveis eletronicamente, máxima conectividade e, claro, inclui malas e porta-malas de série.
Tudo isso, é claro, tem um custo, já que seu preço de varejo recomendado é alto: a partir de 28.355 euros. Este é o modelo básico, que pode ser melhorado com a adição de vários pacotes de acessórios.

Indian Challenger Dark Horse

Os fabricantes norte-americanos têm um conceito diferente de motos de turismo do que os fabricantes europeus. A Indian mantém o conceito ‘moto personalizada’ em todos os seus modelos, sejam eles desportivos ou de turismo. Portanto, a aparência é semelhante e temos que observar detalhes que os diferenciem . A Challenger Dark Horse é uma moto caracterizada pelo seu potente motor bicilíndrico de 1.768 cc que entrega um binário enorme de 178 Nm a 3.800 rpm.
É uma moto que pesa 381 quilos com o depósito cheio, mas a sua baixa altura do assento (672 mm) e posição de pilotagem relaxada permitem que desfrute de controle total. É uma moto de turismo personalizada, então o conforto não é comprometido, pois tem dois assentos espaçosos e confortáveis, alforjes laterais e um porta-malas que pode ser instalado.
Também não é um produto barato, pois o seu preço de venda recomendado começa em 41.890 euros, preço a partir do qual pode ser atualizado com uma grande variedade de equipamentos.

Royal Enfield Himalayan 450

Não é preciso gastar muito dinheiro para aproveitar uma viagem de moto em boa companhia. O exemplo é esta simples Royal Enfield Himalayan 450, um modelo que marca a nova direção do fabricante indiano, com o seu novo motor Sherpa 450 refrigerado a líquido .
A Himalayan tem um motor monocilíndrico de 450 cc, com potência de 40 cv a 8.000 rpm e torque de 40 Nm a 5.500 rpm. Ela pesa 198 quilos em ordem de marcha e o seu depósito de 17 litros garante ampla autonomia graças ao seu baixo consumo de combustível de 3,6 l/100 km.
É uma moto simples e confortável para desfrutar de passeios encantadores em qualquer tipo de terreno, e é totalmente acessível para qualquer orçamento graças ao seu preço razoável: a partir de 5.887 euros.
Honda CRF1000L Africa Twin Adventure Sport

Todos nós já ouvimos falar da Africa Twin. Desde a sua chegada ao mercado no final da década de 1980, este modelo caracterizou-se pela sua versatilidade. Com o renascimento do modelo há alguns anos, a Honda continua a dar-lhe amplo uso. Mas como muitos outros fabricantes, optou por desenvolver uma versão mais aventureira da CRF1000L, a chamada Adventure Sports.
O seu motor bicilíndrico em linha de 1.084 cc fornece 102 cv de potência . É o mesmo motor do NT1100, mas com uma configuração mais aberta, para uso mais versátil. Possui cinco modos de condução , um deles específico para os mais aventureiros, que permite explorar trilhas e caminhos, onde você pode rodar perfeitamente acompanhado, e também há uma versão com transmissão DCT.
A Africa Twin Adventure Sport pesa 243 quilos em ordem de marcha e, com um depósito de 20 litros e consumo de combustível de 4,8 litros, a aventura será infinita. O seu preço de venda recomendado é de 19.425 euros.
BMW R 1300 GS

Falar da BMW GS, é falar das motos de aventura. Durante décadas, a BMW liderou esse segmento, dominando as opções de turismo para a maioria dos motociclistas. A chegada da nova geração da GS, com o seu motor boxer bicilíndrico de 1.300 cc, foi impulsionada para 145 cv a 7.750 rpm, com um binário de 149 Nm a 6.500 rpm, o mais potente de todas as versões produzidas até hoje.
A nova GS está repleta de tecnologia, com uma grande variedade de sistemas ADAS para tornar as nossas viagens de moto mais seguras. Conta ainda com a garantia de um excelente equipamento, que podemos complementar com diversos pacotes de acessórios adicionais , e uma ergonomia comprovada que garante o máximo conforto e o maior prazer nas nossas viagens. O seu preço de venda recomendado é significativo, 21.160 euros , mas vale tudo o que se paga por ela.

Moto Guzzi Stelvio

A renovação da Moto Guzzi é marcada pelo seu centenário, que foi comemorado em 2023. A histórica empresa de Mandello del Lario deu um passo em direção à modernidade com o lançamento do seu modelo Mandello V100, com o novo motor Compact Block de 1.042 cc e 115 CV de potência.
Agora era necessária uma abordagem mais voltada para o turismo , e isso foi alcançado por meio de um modelo de aventura, a Stelvio, cujo nome evocativo incentiva a viagem aos picos alpinos. A Stelvio é puro design italiano, sóbrio e elegante, e é um convite para descobrir o mundo sobre duas rodas. Conta com amplo equipamento e tecnologia altamente desenvolvida, com modos de condução e assistente de mudanças, entre outros recursos, além de máxima conectividade por meio do sistema MIA do Grupo Piaggio. Em termos de dimensões e peso (246 quilos), enquadra-se na média do segmento, e o preço de venda recomendado do modelo base é de 16.499 euros, preço que pode aumentar dependendo da versão escolhida.
Suzuki GSX-S1000 GX

A Suzuki entrou neste segmento mais tarde que os seus concorrentes, as chamadas motos de trail ” crossover “, com ampla variedade e grande versatilidade, mas o fez com uma base conhecida, como a GSX-S1000GT.
Deram-lhe um visual mais trail e equiparam-na com uma suspensão de curso mais longo, mas mantendo tanto o motor quanto o quadro. O seu motor de 999 cc é um dos mais dinâmicos da categoria, com potência de 152 cv a 11.000 rpm e binário de 106 Nm a 9.250 rpm. A orientação desportiva da GSX-S1000GX é inegável, tanto pela sua notável potência quanto pelo seu peso, 234 quilos, um dos menores do segmento, o que se traduz numa maior disposição para o prazer. Foi convenientemente atualizada na seção eletrónica e conta com equipamentos de alto nível, embora existam elementos que não vêm de fábrica, como os punhos aquecidos, que é um extra para adicionar ao seu PVP de 17.999 euros.
Kawasaki Versys 1000 SE

A Kawasaki Versys é um modelo clássico neste segmento de motos de aventura, cujas diversas evoluções a tornaram numa escolha ideal como moto de turismo. Equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cc, a Versys entrega 120 cv a 9.000 rpm, com 102 Nm de binário a 7.500 rpm. O seu peso, 257 quilos, permite desfrutar de uma relação equilibrada, em linha com as motos desta categoria.
Desfrute de um equipamento muito completo , com tela ajustável, punhos aquecidos de série, descanso central, tudo pensado para oferecer o máximo conforto aos seus ocupantes. Destaca-se pelo espaço tanto para o condutor quanto para o passageiro e, embora não seja uma moto que chame muita atenção, a Versys 1000 SE proporcionará total satisfação. E a um preço muito competitivo: 18.695 euros.
Honda NT 1100

Uma forma de viajar muito dinâmica, que se tinha perdido nos últimos anos, era nas costas dos modelos sport-touring , que foi gradualmente recuperada com as novas motos trail de alta cilindrada. Mas se buscamos um modelo que atenda a esse conceito um pouco mais clássico, temos que falar da Honda NT 1100. Esta é uma moto voltada para turismo, equipada com duas malas laterais, na qual o desempenho fica em segundo plano em relação ao conforto.O seu motor bicilíndrico de 1.084 cc tem 102 cv de potência , pesa 248 quilos e tem um depósito de combustível de 20,4 litros, o que lhe dá uma ampla autonomia.
O sucesso deste modelo reside no seu equipamento de alto nível , com vários modos de condução, boa ergonomia pensada para os seus ocupantes e na utilização da transmissão DCT para maior conforto na condução. O seu preço de venda recomendado é de 15.000 euros.
