Foi sob o tema “Além do Fim do Mundo” que, no passado fim de semana, o Moto Clube de Albufeira assinalou o arranque de mais um Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos.
No passado fim-de-semana de 29 e 30 de março teve início o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP 2025, cabendo novamente ao Moto Clube de Albufeira as honras de abertura do troféu e levando 93 participantes de todo o país, em 68 motos, a percorrer a magnífica Costa Vicentina.
Com início em Vila Nova de Milfontes, onde o Rio Mira encontra o Atlântico, os mototuristas foram convidados a descer, tranquilamente, boa parte do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, com destino a Lagos, visitando algumas das mais bonitas e bem preservadas praias e locais de interesse deste belíssimo litoral.
Tirando partido do excelente tempo primaveril, em contraste com a forte intempérie dos dias anteriores, os participantes foram rolando de falésia em falésia, visitando a praia do Almograve, o porto de pesca da Lapa das Pombas, o Cabo Sardão e o seu importante farol (construído ao contrário!) e a nidificação das cegonhas sobre as rochas escarpadas, fenómeno apenas visível nesta costa.
Depois da obrigatória visita à Zambujeira do Mar para um reconfortante reforço gastronómico, tempo para a passagem pela praia do Carvalhal, por entre inúmeras explorações agrícolas que tanto dinamizam a economia local e nacional. E, orientados por eloquente roadbook, com informação q.b., entrou-se no Algarve por esse autêntico presépio nas margens da Ribeira de Seixe que dá pelo nome de Odeceixe. E que abriu o apetite para o almoço no Clube de Tiro de Aljezur.
Após o almoço – e sempre sujeitos ao habitual bombardeamento de perguntas, jogos e surpresas divertidas de um moto-rali turístico – continuou-se com visita a uma produção de mel artesanal antes de se trepar ao sobranceiro Castelo de Aljezur. E daí continuar pelas fabulosas praias do concelho – Monte Clérigo e Arrifana deixam sempre saudades. O percurso afastou-se então um pouco do mar para novo reforço alimentar no recinto do Estrela Desportiva de Bensafrim. Esta gente só pensa em comer?
Vá lá que vai havendo cultura e memória, bem atestada na visita ao Museu da Escravatura, em Lagos. E esta etapa terminou por aqui, espreitando ainda a Porta de São Gonçalo e o Forte da Ponta da Bandeira.
A caravana, bem disposta pela constante presença dos organizadores algarvios, trajados a rigor conforme as situações vividas, recolheu ao Hotel Tivoli, espraiando-se pela noite lacobrigense após o jantar.
A manhã de domingo iniciou-se a uns 35 km, no porto da Baleeira em Sagres, seguindo-se as obrigatórias visitas à Fortaleza de Sagres e ao Cabo de São Vicente para se regressar a Lagos de praia em praia: Salema, Boca do Rio, Burgau, Luz.. usando estradas municipais muito bonitas e bucólicas que nos lembram que o Algarve é bem mais do que um movimentado destino turístico. Há também calma, natureza e sossego.
A passeata terminou em festa no já conhecido ED Bensafrim, brindando os mais atentos às muitas questões e tropelias do M.C. de Albufeira: Nelson e Laura Lino do Moto Clube de Coimbra, secundados pelo Fernando Costa e a Ana Cardoso, do mesmo clube, e ainda pelo Telmo e Sandra Martins, do MC Matuzas de Ponte de Sor, compuseram o top 3 entre tantos mototuristas.
Mas de parabéns ficaram todos, por não terem perdido esta oportunidade de conhecer – ou revisitar – território tão bonito do nosso Portugal.
O Troféu continua a 26 e 27 de abril com organização do Moto Clube do Porto numa zona bem mais serrana e nortenha, em Arouca.