Aprovado no Japão o organismo de investigação “HySE” para motores a hidrogénio

By on 18 Maio, 2023

A Yamaha, Honda, Kawasaki e a Suzuki anunciaram ontem, em conjunto, que receberam a aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar uma associação de investigação tecnológica designada HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology) para o desenvolvimento de motores movidos a hidrogénio para a pequena mobilidade.

Para concretizar uma sociedade descarbonizada, é necessária uma estratégia de múltiplas vias para abordar várias questões no sector da mobilidade, em vez de se concentrar numa única fonte de energia. Neste contexto, a investigação e o desenvolvimento orientados para a comercialização da mobilidade com motores movidos a hidrogénio – considerada uma fonte de energia da próxima geração – estão a ganhar ímpeto.

No entanto, a utilização do hidrogénio coloca desafios técnicos, incluindo a rápida velocidade da chama e uma grande ignição, que resultam frequentemente numa combustão instável, e a capacidade limitada do depósito de combustível em caso de utilização em pequenos veículos de mobilidade. Ao abordar estas questões, os membros do HySE estão empenhados em realizar investigação fundamental, capitalizando a sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores a gasolina, e pretendem trabalhar em conjunto com a missão conjunta de estabelecer uma norma de concepção para o motor a hidrogénio de pequena mobilidade e de fazer avançar os esforços de investigação fundamental nesta área.

Os membros da HySE continuarão a aprofundar as suas relações de colaboração, a fim de proporcionar uma variedade de opções de pequena mobilidade aos utilizadores e satisfazer as suas diversas necessidades, contribuindo assim para a realização de uma sociedade descarbonizada.

Kenji Komatsu, Presidente nomeado da HySE e Director Executivo do Centro de Investigação Técnica e Desenvolvimento da Yamaha Motor Co. Ltd., comentou: “Estamos extremamente satisfeitos por anunciar a formação planeada da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogénio, mas esperamos que as actividades da associação façam avançar a investigação fundamental de modo a responder a esses desafios. Estamos empenhados neste projecto com um sentido de missão para preservar a utilização de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que os nossos antecessores investiram.”

Principais áreas de pesquisa e desenvolvimento e o papel de cada empresa:

1.Pesquisa sobre motores movidos a hidrogénio

Pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogénio (Honda)

Estudo elementar sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogenio (Suzuki)

Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogénio na sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade (Yamaha Motor, Kawasaki Motors)

2.Estudo sobre o sistema de reabastecimento de hidrogénio

Estudando os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e depósitos de hidrogénio para pequena mobilidade (Yamaha)

3.Estudo do sistema de abastecimento de combustível

Estudo dos equipamentos auxiliares necessários para um sistema de abastecimento de combustível e depósitos, e dos equipamentos instalados entre o depósito de combustível e o injetor (Kawasaki Motors)

Além dos membros plenos (os quatro fabricantes de motos acima mencionados), a Kawasaki Heavy Industries, Ltd. e a Toyota Motor Corporation apoiam a associação como membros especiais. A Kawasaki Heavy Industries, sendo um dos principais organizadores da “Associação de Pesquisa Tecnológica da Cadeia de Fornecimento de Energia de Hidrogénio livre de CO2” (doravante “HySTRA”), impulsionará as atividades da HySE, com base no conhecimento adquirido de suas atividades para a HySTRA. A Toyota, por outro lado, assumirá o papel de alavancar os resultados da pesquisa da HySE ao máximo benefício para o desenvolvimento de motores movidos a hidrogénio, utilizando o seu know-how em experimentações, análises e no projeto de grandes unidades movidas a hidrogénio para veículos de quatro rodas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments