Grupo Pierer Mobility altera previsões de 2024 num ano que deveria ser de consolidação
O período menos positivo do Grupo PIERER Mobility AG é sublinhado pelo último comunicado de imprensa publicado em pierermobility.com, onde as previsões para 2024 foram alteradas e o Conselho de Administração foi reduzido de seis para dois membros no ano que deveria ter sido de consolidação para o Grupo, que inclui a KTM, GASGAS, Husqvarna e MV Agusta (50,1% detida pelo Grupo).
Isto significa que apenas Stefan Pierer e Gottfried Neumeister permanecem no cargo. Significativamente, Hubert Trunkenpolz, Presidente desde 2023, uma figura histórica na Empresa e atual Presidente e CEO da MV Agusta, também deixa o Conselho, mas Alex Pierer (Diretor da Pierer Innovation AG), Florian Kecht e Rudolf Wiesbeck também são excluídos.
O comunicado refere que “as difíceis condições macroeconómicas estão a durar mais tempo do que o previsto. A economia europeia está estagnada, especialmente o importante mercado alemão, que está em recessão”, enquanto outra condição negativa é indicada pelo baixo poder de compra dos consumidores norte-americanos. Especificamente, “os dados de registo disponíveis para todo o mercado de motos nos EUA para o período de janeiro a setembro de 2024 mostram uma queda de 6,3 por cento”.
Na Europa, por outro lado, os dados mostram uma tendência de janeiro a setembro de 2024 “ao nível do ano anterior devido a aumentos no segmento de baixo preço. No entanto, revelam um abrandamento da dinâmica”.
São indicadas como necessárias novas reduções de inventário, mas é sublinhado o compromisso com “os retalhistas e fornecedores como parceiros estratégicos nestes tempos difíceis”. Em resultado das medidas tomadas a este respeito, o fundo de maneio e, consequentemente, a dívida líquida da empresa e as despesas com juros aumentaram”.
Prossegue também a reestruturação do segmento das bicicletas, cuja “reestruturação do balanço estará concluída em 2024. Isto resultará numa necessidade de imparidade extraordinária adicional mais elevada do que inicialmente previsto.
A redução da estrutura de custos na atividade principal, através da redução dos efectivos e da consolidação de todas as actividades de investigação e desenvolvimento das marcas do grupo, já foi implementada em grande medida. O redimensionamento de toda a divisão de bicicletas continuará sistematicamente em 2025. O objetivo é gerir a divisão de bicicletas de forma rentável com um modelo de negócio centrado em nichos de mercado e no segmento premium”.
Imagem:https://www.acem.eu
0 comments