Petersen Automotive Museum com a maior coleção de motos do mundo!
Se nos próximos dois anos visitar Los Angeles, nos EUA, algo que não deve perder é uma visita ao Petersen Automotive Museum para se deliciar com uma exibição eclética de motos d’outros tempos. A exposição ‘Volta Ao Mundo Sobre Duas Rodas’ está aberta até ao dia 2 de março de 2025.
Apresentando motos da maior coleção do mundo, a exposição exclusiva destaca o desenvolvimento da moto, desde as origens como um simples meio de transporte pessoal até à sua proeminência global na era moderna.
Motos selecionadas de uma das coleções de motos mais abrangentes e internacionalmente reconhecidas do mundo estão agora em exibição no Petersen Automotive Museum. Fundado em 1995 pelo ex-piloto e colecionador de automóveis George Barber, o Barber Vintage Motorsports Museum, com sede em Birmingham, no Alabama, apresenta motos construídas por quase 200 fabricantes diferentes de 20 países ao redor do mundo.
Estão representadas quase todas as facetas da história do motociclismo, desde motos de produção até raridades das corridas de Grande Prémios.
As motos em exibição incluem uma Sunbeam Model 80 TT de 1928 (foto inicial), a Yamaha RR250 “Yellow Tanker” de 1961, a Honda CBR600RR de 2008 pilotada por Jake Zemke e a Indian Single de 1905.
Esta exposição decorre até ao dia 2 de março de 2025.
Motos que fizeram história…
HARLEY-DAVIDSON MODELO 19 J – 1919
A Modelo J, foi originalmente produzido para o serviço militar por volta de 1915. Após a Primeira Guerra Mundial, a Harley-Davidson converteu a produção para clientes civis, e o Modelo J tornou-se seu modelo topo de gama. Com um belo design, bem construída e confiável, foi produzida com pequenas alterações anuais de 1912 a 1929. A produção terminou quando a fábrica declarou que o modelo era muito caro para produzir. Essas máquinas eram frequentemente desmontadas para corridas e tiveram muito sucesso nas mãos de proprietários privados. Este exemplo restaurado tem luzes elétricas opcionais, buzina e ignição por bobina.
PAÍS: EUA
MOTOR: 988,8 cc, V-twin quatro tempos refrigerado a ar
POTÊNCIA: 8,68 CV
VELOCIDADE MÁXIMA: N/A
TRIUMPH SPEEDTWIN CUSTOM – 1952
Construída por Jared Weems de Tampa, na Flórida (EUA), durante um período de quase sete anos, esta Triumph personalizada foi baseada na pintura do artista David Mann, Dog Gone Hot Dogs, que foi apresentada pela primeira vez na edição de julho de 1983 da revista Iron Horse. Durante a ilustre carreira de Mann, este criaria mais de mil pinturas para revistas como Easy Rider, Iron Horse e Chopper, mas apenas duas apresentariam uma Triumph. As silhuetas fantásticas das motos no trabalho de Mann serviram de inspiração para inúmeros customizadores de motos em todo o mundo.
PAÍS: Grã-Bretanha / EUA
MOTOR: 498 cc, bicilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar
POTÊNCIA: N/A
VELOCIDADE MÁXIMA: 136.79 km/h
HONDA CBR900RR FIREBLADE – 1993
Na primavera de 1992, a Honda revelou uma moto cujo design desafiaria o pensamento convencional sobre o design de motos desportivas. Chamada de CBR900RR “FireBlade”, uma tradução direta da palavra japonesa “relâmpago”, a moto era considerada de construção e aparência relativamente despretensiosas. No entanto, sendo muito leve com o depósito cheio de combustível, a CBR superaria a próxima moto mais leve da classe de litro na época, a Yamaha FZR1000. Permaneceria praticamente inalterada pelos próximos oito anos.
PAÍS: Japão
MOTOR: 893 cc, transversal, 4 cilindros, quatro tempos, refrigerado a líquido
POTÊNCIA: 120 CV
VELOCIDADE MÁXIMA: 264 km/h
0 comments