REPORTAGEM 17.ª edição do Traveler’s Event, a aventura está na nossa natureza

By on 18 Setembro, 2024

Ao fim de 17 edições de Traveler’s Event, a equipa liderada pelo incansável Rui Baltazar continua de parabéns. Ano após ano conseguem continuar a surpreender-nos e a arrastar milhares de pessoas, sedentas de aventura, para a simpática Vila de Avis.

POR: Pedro Pereira Fotos: Tó Zé Canaveira

Na edição de 2023, a Revista MOTOS estreou-se como “media partner” e foi um sucesso, mas este ano, além de mantermos essa presença, fomos mais longe e tivemos um espaço físico durante todo o evento, em parceria com a Seguro Direto, para dar a conhecer o grande projeto de segurança e prevenção rodoviária, intitulado “Vamos Viver na Estrada”. O objetivo foi estarmos mais próximos dos nossos leitores e, ao mesmo tempo, pedir-lhes a contribuição para um dos maiores estudos alguma vez feitos por cá relativo à segurança rodoviária.

De quinta a domingo

Nesta edição quem foi logo na quinta-feira, tomou uma decisão inteligente. Teve mais tempo para desfrutar (até a temperatura da água da Barragem do maranhão estava amena, pelo menos para os menos friorentos) e escolheu os melhores locais para acampar. Além disso, num ambiente mais intimista nessa noite, foi possível assistir a uma apresentação sobre a aventura Lisboa – Dakar – Lisboa e uma agradável tertúlia para o serão, sendo que depois sentir a calmaria, ver o céu estrelado do Alentejo ou ouvir apenas as aves noturnas e um ou outro animal é um privilégio que nos faz quase esquecer o resto do mundo. O cantar de um escape mais maroto de uma qualquer moto a quebrar o silêncio e magia do momento é algo inevitável e até se perdoa, mesmo que seja dispensável para quem tenta repousar um pouco melhor.

A sexta também é um bom dia para começar a fazer parte da festa. As várias marcas de acessórios e motos já estão presentes, é fácil e rápido poder concretizar um, ou vários, test rides e de forma mais personalizada. Para o fim da tarde e noite dentro há muitas atividades: workshops, apresentações, diretos online… tudo para nos fazer sonhar, ao ponto de nos imaginarmos a pegar na moto e arrancar por esse mundo fora, que a aventura espera por nós e, muitas vezes, nem é preciso sair de Portugal!

O Dia D

Sábado é sempre um dia cheio, mas também com alguma confusão e este ano não foi diferente. Os “test ride” acabam por ter listas de espera de horas e mesmo os passeios (off road nível 1 e nível 3) são bastante concorridos e disputados. Já o passeio turístico foi vítima do seu próprio sucesso: muitos inscritos e extensas filas durante o trajeto.

Uma possível proposta de melhoria, para edições futuras, é fazer um “desdobramento” e concretizar dois passeios distintos, com trajetos opostos. Estradas para andar não faltam no bonito Alentejo e a sua beleza, já com cores outonais, é esmagadora.

A tarde/noite de sábado é longa entre worskshops, tertúlias, apresentações, uma bebida fresca, confraternização tardia com os amigos e, para quem fica, no domingo não há pressa para arrancar. Para a maioria não é preciso levantar muito cedo até porque Avis está estrategicamente localizado, não sendo demasiado longe, nem perto, para quem vem do Norte, do Sul ou do Litoral.

Os test drives continuam a atrair muita gente e percebe-se nitidamente a entrada em força das marcas chinesas e indianas. Produtos com bons níveis de qualidade, estética cada vez mais europeia e preço ajustados estão a ser um sucesso em Portugal e, certamente, vão continuar a crescer e a chegar aos segmentos mais altos. De realçar também a componente feminina cada vez mais presente ao longo do evento. Muitas mulheres até podem vir apenas como pendura, mas são cada vez mais aquelas que são condutoras, gostam de partilhar as suas experiências e aventuras e fazem as suas escolhas com toda a naturalidade.

Datas para 2025

Foram quatro dias plenos de emoção e diversão. Das pessoas com quem trocámos impressões, e eram estreantes, havia uma opinião em uníssono: voltar para o ano e, se possível, durante mais dias, até para poder explorar um pouco melhor a região e a própria vila em si, gastronomia e arquitetura incluídas. Tudo somado, a organização, os parceiros, a autarquia, a junta de freguesia, os Motards D’Aviz, as autoridades… fizeram um ótimo trabalho para que este evento continue a ser especial e que mesmo em maus caminhos se criem boas amizades e recordações que ficam para a vida!

A próxima edição já tem data marcada: será entre 04 e 07 de setembro de 2025! Mais informações em www.balgarpir.com.

REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO #103 (Outubro de 2024) DA REVISTA MOTOS

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments