Parceria com firma de Drones Búlgara contempla o fornecimento de motores
Decididamente, as marcas de motos estão a entrar numa de diversificação… e o céu parece (não) ser o limite.
Já tínhamos noticiado mesmo há um par de dias que a Suzuki está a fabricar helicópteros elétricos, que já voam em testes na região de Osaka no Japão. Há uns anos, em 2006, a Honda concebeu um simpático jato executivo, o HA 420, mais pequeno e barato do que tudo que havia no mercado.

Agora, é a Kawasaki que levanta voo com uma nova empreitada no mundo dos aviões de carga aérea não tripulados, ou seja, drones.
Isto em si não é surpresa para quem sabe que as motos são apenas uma pequena parte da produção da Kawasaki. Ou não fosse o nome completo da corporação Kawasaki Heavy Industries. Ele é mais tuneladoras do tamanho dum prédio, petroleiros do tamanho de vários prédios, e por aí fora.
A marca também já fabrica drones VTOL, equipados com os mesmos motores sobrealimentados de superbike.
Mesmo assim, o mais recente empreendimento da marca é algo completamente fora do comum, pelo menos se não tivermos em conta os conceitos de drones-helicóptero da Team Green.

A marca de Akashi vai começar a construir UAVs (Aviões de Carga sem piloto), concebidos especificamente para entregas comerciais de carga.
Sim, é basicamente como construir um camião da TorresTir não tripulado para os céus. Ou no caso da Kawasaki, motores para os mesmo.
A Kawasaki juntou-se à Dronamics, que como o nome indica fabrica drones, e concordou em fornecer ao fabricante motores para o seu avião de carga não tripulado Black Swan.
De acordo com a Aviation International News, “a Kawasaki Motors está a desenvolver um motor a pistão para o veículo aéreo não tripulado (UAV) Black Swan da Dronamics. O grupo automóvel japonês anunciou a sua parceria com a startup búlgara de drones no dia 18 de setembro, afirmando que irão trabalhar em conjunto em todos os aspetos de investigação e desenvolvimento, integração e testes para a nova versão do drone.”
A Dronamics afirma que concebeu o UAV Black Swan para aceitar várias configurações de motor, sendo um motor Rotax o projeto principal, mas que pode ser configurado com qualquer propulsor que seja necessário.
Isto inclui um motor Kawasaki, provavelmente uma versão do motor H2 que já foi utilizado noutros drones.
A startup afirma ainda que o UAV terá uma capacidade de carga útil de 345 kg e um alcance de 2.119 km, estando concebido para uso comercial.
Antes do anúncio do acordo de parceria, Hiroshi Tomomori, da Kawasaki e diretor executivo da divisão do Grupo de Sistemas de Aviação, afirmou: “A parceria com a Dronamics representa um marco importante no renovado compromisso da Kawasaki Motors com a inovação aeroespacial. Ao combinar a nossa longa experiência no desenvolvimento de motores com a tecnologia pioneira de UAV da Dronamics, pretendemos fornecer sistemas de propulsão que redefinem o desempenho em aeronaves não tripuladas e de aviação geral.”