A Pierer Mobility perdeu mais de 20% na sessão da passada sexta-feira. As novas tarifas dos EUA estão a reacender as preocupações sobre a crise do final de 2024.
Foi um dia difícil para os investidores da KTM , com as ações da empresa controladora Pierer Mobility AG a sofrerem uma perda acentuada e significativa de valor. As ações, listadas na Bolsa de Valores de Viena, registraram queda de quase 30% em três dias. Está próximo dos valores do final de outubro de 2024, quando o fabricante de motos foi colocado em recuperação judicial.
Possíveis causas do declínio
O setor da moto e os seus componentes, em particular, são particularmente sensíveis à imposição de taxas , anunciadas recentemente pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Elas levam a aumentos inevitáveis nos custos, correndo o risco de prejudicar (e, em casos extremos, interromper) as cadeias de suprimentos globais.
Os Estados Unidos são um mercado importante para a KTM, que exporta motos e componentes e os distribui no território americano por meio da KTM North America , Inc. Portanto, as tarifas impostas pelos Estados Unidos teriam um impacto direto nos custos e na competitividade dos produtos KTM no mercado americano. Isso justifica a reação negativa das ações da Pierer Mobility AG.
Quanto às perspectivas futuras , é essencial aguardar as comunicações oficiais da KTM e analisar os dados de vendas e resultados financeiros dos próximos trimestres. A situação macroeconómica pode representar uma oportunidade de compra para quem acredita no potencial de longo prazo da empresa. Pelo contrário, pode tornar irreversíveis problemas já certificados.