Alemanha coloca preço da gasolina abaixo dos 2 euros por litro

By on 8 Junho, 2022

A escalada dos preços dos combustíveis está acontecer um pouco por toda a Europa, e Portugal não foge à regra, com a gasolina 95 a ultrapassar na grande maioria dos postos os 2 euros por litro – apesar da redução do ISP.

Os preços subiram em flecha, sobretudo desde o início em fevereiro com o eclodir da guerra da Ucrânia, mas pelos vistos na Alemanha as contra-medidas adoptadas estão a resultar.

A generalidade dos governos na Europa recusam-se a mudar a tributação para permitir que os preços dos combustíveis caíssem, mas essa é a opção que a Alemanha acaba de tomar. No mês passado, a Alemanha já tinha introduzido uma taxa fixa mensal de 9 euros para os transportes públicos regionais. A oferta foi um sucesso retumbante, com nada menos que 7 milhões de assinaturas feitas em menos de duas semanas.Agora cabe a quem não tem escolha, a não ser levar o seu veículo, beneficiar de taxas de combustível mais baixas. Com entrada em vigor a 1 de junho, a medida do Governo alemão permitiu baixar o preço da gasolina na bomba de 30 a 35 cêntimos por litro de gasolina, o dobro do gasóleo.

Só que se o governo pode reduzir os impostos, nada obriga as distribuidoras a jogar o mesmo jogo, preservando as mesmas margens. A autoridade concorrencial local, no entanto, garantiu que verificará se a redução se reflete na bomba, mesmo que não possa obrigar as distribuidoras. De acordo com a ADAC, a queda é claramente visível com uma queda de 2.151 euros/litro de 95 E10 a 31 de maio, a passar para 1.878 euros no dia seguinte. Por cá, não há medida que resulte!

Fonte: Maisgasolina (08/06/2022)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments