Aprilia RS 660: a nervosa versão “Trofeo”

By on 22 Janeiro, 2021

A Aprilia vai iniciar mais um Troféu de Promoção em Itália à procura de jovens talentos em 2021, mas desta vez com a nova RS 660 de dois cilindros e 105 cavalos.

FOTOS DA MARCA

Apenas três meses após o lançamento da Aprilia RS 660, foi agora apreentada a versão “Trofeo” dedicada a quem quer participar do campeonato monomarca com a nova desportiva de Noale: o Troféu Aprilia Racing RS 660.

DA ESTRADA PARA O CIRCUITO

A RS 660 foi uma das motos mais esperadas dos últimos tempos, trazendo de volta o conceito de motos desportivas, e agora com poucas alterações transforma-se numa moto que promete ser extremamente rápida e divertida.

Graças à experiência positiva realizada há um ano com o projeto Aprilia Sport Production, nascido para trazer pilotos muito jovens para a pista a partir dos 11 anos de idade montando a “pequena” RS 250 SP, a Aprilia Racing, juntamente com a Federação Italiana de Motociclismo, organiza o que pode ser chamado de a segunda peça importante da “Escola dos Campeões” Aprilia.

105 CV E 153 KG A SECO

Para realizar a versão Troféu da RS 660, o Departamento Aprilia Racing de Noale interveio de forma direcionada na já conhecida versão de estrada, utilizando os melhores componentes ‘racing’ do mercado. Suspensão Öhlins, travões Brembo com almofadas de corrida dedicadas, filtro de ar específico Sprint e escape da Projeto SC,  aos quais se junta a carenagem da Cruciata Racing em fibra de vidro com componentes Spider Racing.

A pintura tem a assinatura da Carrozzeria Zanasi, ex-parceira da Aprilia Racing na MotoGP. A ergonomia foi adaptada para uso em pista com semi-avanços mais baixos e peseiras mais recuada. O fornecedor de pneus é a Pirelli, com os V3 SC1 Supercorsa. A configuração pronta para a corrida é a mesma para todos e apenas os ajustes usuais na afinação serão permitidos.

A versão Aprilia RS 660 Trofeo é proposta como uma moto leve com uma excelente relação peso-potência, a fim de melhorar as habilidades de condução e oferecer o máximo de diversão em pista. A potência é de 105 cv, com um peso de apenas 153 kg seco.

“Com a RS 660 Trofeo oferecemos um produto de qualidade absoluta ao custo mais competitivo possível — explica Romano Albesiano, Diretor Técnico da Aprilia Racing – É uma moto com potencial não só significativamente maior que a SuperSport 300, mas até mesmo capaz de marcar tempos de volta muito próximos da mais poderosa SuperSport 600, especialmente em pistas com mais curvas. Acreditamos que a RS 660 Trofeo é uma proposta absolutamente única”.

ESTREIA NO CAMPEONATO ITALIANO

A primeira edição do Troféu faz parte do prestigiado programa do CIV – Campeonato Italiano de Velocidade e acontecerá ao longo de seis corridas, fechadas em cinco fins de semana.

O Troféu RS 660 também está aberto a todos aqueles que desejem participar de forma independente, só podendo a moto ser comprada numa versão “pronta para corrida” ao preço de 17.950 Euros, incluindo IVA.

FICHA TÉCNICA DA APRILIA RS 660 TROFÉU

Potência: 105 cv

Peso a seco: 153 kg

Suspensão dianteira: Forquilha Andreani modificada

Amortecedor traseiro: Öhlins

Travões: Brembo

Escape: SC Projet

Pneus: Pirelli Supercorsa V3 SC1

Roda dianteira: 120/70-17’

Roda traseira: 180/60-17’

Carenagem: Fibra de vidro Cruciata Racing

Eletrónica: Aprilia Racing

Alimentação: injeção Jet Prime

Filtro de ar: Filtro Sprint P08 F1-85

Pintura: Grupo Zanasi

Cavalete da moto: Bike-Lift

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x