Aprilia V4 Tuono 2021: Chega em Maio e já tem preços definidos

By on 12 Abril, 2021

Chega em Maio de 2021 ao nosso mercado a nova Aprilia Tuono V4, na versão base e Factory, ou seja, já falta muito pouco para podermos ver ao vivo as novas linhas, a nova aerodinâmica com ‘winglets’, o novo braço oscilantes estilo MotoGP neste novo modelo que com uma eletrónica mais avançada gera 175 cv de potência. Os preços começam nos 16.999 euros.  

A primeira grande notícia da nova família Tuono V4 para 2021 é a nova e marcada caracterização dos dois modelos da gama. A Factory Tuono V4 é confirmada na sua natureza como uma máquina para produzir adrenalina, fortes sensações e pura diversão. É dedicado a um público extremamente exigente, que não desdenha uma ida ao circuito, contando para esse propósito com componentes exclusivos que também incluem o sistema de suspensão semi-activa Öhlins Smart EC 2.0 como padrão. Em Aprilia Black color estará à venda ao preço de 19,700 € (valor ao qual devem adicionar as despesas de legalização).

A Tuono V4 básica, adota as melhores características de uma moto de estrada desportiva que também olha para distâncias mais longas. Oferece um maior conforto, concedido pelo guiador elevado e a carenagem mais protectora. O passageiro já não é um hóspede mal tolerado e beneficia de uma grande e confortável parte do assento e dos apoios para os pés mais baixos. Este modelo estará disponível a um preço de 16,999 euros (valor ao qual devem adicionar as despesas de legalização) e nas cores cinza Tarmac e branco Glaciar.

O novo estilo da Tuono V4 é inspirado pelo introduzido pela RS 660, marcado pelo conceito inovador da carenagem dupla que funciona como um apêndice aerodinâmico, um desenho caracterizado por superfícies reduzidas e a carenagem que apresenta a nova unidade de luz tripla LED equipada com luzes de funcionamento diurno DRL com função “bending lights”. A nova Tuono V4 beneficia de uma nova e refinada ergonomia que dá mais espaço e permite uma melhor inserção do condutor, graças às novas formas do depósito e da cauda.

O painel colorido TFT é maior, enquanto que os controlos são ainda mais eficazes e intuitivos. Graças às capacidades de cálculo mais potentes da nova unidade de controlo Marelli 11MP, e também da nova plataforma inercial de seis eixos, a gestão electrónica foi melhorada. Parece inacreditável, dado o nível de complexidade alcançado, mas o conjunto de controlos electrónicos fica ainda melhor com a introdução do controlo dos travões motorizados ajustáveis. Estão agora disponíveis seis Modos de Condução diferentes, três para a pista (dois totalmente personalizáveis) e três para a estrada (um dos quais personalizável), sendo o condutor apenas obrigado a escolher o Modo de Condução para regular automaticamente o Controlo de Tracção, Controlo de Rodas, Travão motor, ABS e outros parâmetros geridos.

O chassis, uma referência de eficácia e sensação, evolui graças à chegada de um novo e mais leve braço oscilante de alumínio com treliça de reforço inferior – como já visto na Aprilia do Mundial de SBK – , e depois ainda mais desenvolvido na RS GP21 de MotoGP. O novo componente foi concebido para baixar as massas e aumentar a estabilidade traseira sob aceleração.

Para finalizar, resta referir que a Tuono V4 continua a ser a única moto naked alimentada por um V4 estreito de 65° com características únicas. Mesmo com a transição para Euro 5, o 1.077 cc V4 confirma o som inimitável e o excelente desempenho. Os seus 175 cv e 121 Nm permitem-lhe dominar a categoria das ‘hiper naked’ graças ao extraordinário equilíbrio que o exuberante V4 foi capaz de construir com um chassis e pacote electrónico perfeitamente combinados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x