BMW R 1300 GS: Fotos-espia da futura GS em testes

By on 28 Junho, 2021

A BMW está a desenvolver a próxima geração da GS. Fotos de um protótipo em testes, mostram um motor radicalmente revisto e alojado num quadro com Telelever completamente novo. Espera-se a apresentação no final de 2022.

A icónica BMW GS tem um importante legado a defender. Ao todo, 40 anos de história, um longo período em que foi e continua a ser uma das motos mais vendidas em todo o mundo, sendo que a  sua geração atual, ainda é considerada como uma das melhores no sector das motos de aventura. Quando a geração atual foi apresentada no Outono de 2012, o motor boxer refrigerado a ar foi então substituído para receber uma unidade similar com refrigeração líquida, até uma nova atualização em 2018 com a chegada do controle de válvula variável “Shift-Cam”. O próximo estágio evolutivo, seguirá até 2023 o mais tardar, com a R 1300 GS.

Motor camulflado e novo escape para o Euro 5b

O protótipo capturado nestas imagens durante os primeiros testes off-road, aparece num estágio inicial e também fortemente camuflado, mas conclusões detalhadas já podem ser tiradas do que está para vir naquele que é um dos mais importantes modelos da marca Bávara. 

Nestas fotos-espias, as cabeças dos cilindros aparecem camufladas, o que sugere um desenvolvimento adicional e detalhado do controle da válvula Shift-Cam. O curso do coletor de escape ligeiramente alterado, e o ponto de partida do coletor, que agora está muito mais próximo do bloco do motor, esses sim estão à vista nas fotos. No entanto, o bloco de motor em si parece ter sido adoptado do modelo atual.

O objetivo destas mudanças não deve ser principalmente mais desempenho no pico de rotações (embora alguns cavalos de força a mais possam ser esperados), mas sim uma otimização adicional da curva de binário. Outro fator importante para o desenvolvimento, é provavelmente o padrão Euro5b que vai entrar em vigor em 2024 e resultará numa redução obrigatória das emissões de ruído. Isto por si só justifica o escape totalmente redesenhado da futura GS, incluindo o coletor maior assim como o silenciador traseiro novo e mais compacto.

Duas novas variantes da GS mais tarde

Potência e binário ainda maiores devem chegar mais tarde, na forma de dois outros novos modelos GS: M 1300 GS, vocacionada para clientes habituais das pistas offroad; R 1400 GS, que pode vir a suceder à atual R1250 GS Adventure na linha de modelos da BMW Motorrad. Também um novo quadro e um novo braço oscilante vão ser instalados em todas as três versões do modelo GS. O quadro visto nesta GS protótipo deverá ter pouco a ver com o modelo de produção posterior.

Tudo isto resultará certamente numa perda de peso significativa para tornar a R1300 GS apta para o futuro. E também no capítulo da eletrónica se prevê uma evolução. O display TFT de 10,25 polegadas da RT atual deve ser mantido, em conjunto com novas funções adicionais como o cruise controle baseado em radar ACC – o protótipo sugere semelhanças ao sistema da Ducati Multistrada V4. 

Por fim, apenas a tecnologia LED será instalada no sistema de iluminação, e a iluminação de curva também estará disponível como na atual R1250 RT. Exteriormente, no entanto, outra mudança na iluminação é notável: o sistema de faróis assimétricos das últimas gerações do modelo aparentemente será uma coisa do passado, pelo menos observando a cúpula frontal é o que transparece neste protótipo da futura BMW R 1300 GS.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments