BMW R 18 M e R 18 Aurora: Lapidar a Pérola de Berlim

By on 15 Janeiro, 2022

A Motor Bike Expo de Verona, foi o palco perfeito para trazer aos olhos dos entusiastas italianos e europeus dois projectos exclusivos de personalização de motos baseados na icónica BMW R 18.

As duas motos são o resultado da colaboração da BMW Motorrad Itália e da sua rede de concessionários. A R 18 M é um projecto desenvolvido pela revista italiana LowRide e criado pela American Dreams. A R 18 Aurora, foi criada pela Garage 221 que foi contratada pela BMW Motorrad Roma.

BMW R 18 M

M é a carta que distingue as versões desportivas dos modelos BMW de quatro rodas, e hoje também inclui veículos de duas rodas. A fonte de inspiração para o projecto BMW R 18 M da redacção da LowRide foi esta: dar à BMW Cruiser um aspecto mais aerodinâmico e desportivo, evitando exageros e especialmente sem esquecer a referência às linhas retro da BMW R 18.

“A estabilidade, a longa distância entre eixos e a prontidão do grande Boxer de 1800cc instigam os relâmpagos e merecem, na nossa opinião, um aspecto desportivo e retro. No desenho da R 18 M, encontramos sugestões da tradição da BMW Motorrad e inspiração nas  quatro rodas: M significa Motorsport”, como Giuseppe Roncen, director da LowRide e grande especialista do mundo das especialidades, descreveu o projecto R 18 M da BMW.

Assim, o trabalho centrou-se na ciclística, montagem de suspensão, carroçaria e acessórios, deixando a mecânica e a electrónica inalteradas como os pontos fortes naturais da R 18. Iluminada e com uma posição de condução diferente, a BMW R 18 M promete ser ainda mais divertido de conduzir: “Continuamos curiosos por experimentar o seu potencial. Significativamente iluminada, a moto também deve ser fácil de manusear devido à sua posição de condução, que é mais compacta e carregada para a frente, sem exageros”.

Construida por muitas mãos, desde desenhadores a customizadores experientes

O projecto R 18 M foi tornado possível pela BMW Itália e nasceu na sequência das emoções que esta moto pode dar: uma cruiser divertida, poderosa e viva, com um grande coração e um torque infinito. A LowRide envolveu alguns dos melhores artesãos italianos e empresas especializadas no sector. A realização dos esboços foi confiada ao designer Oberdan Bezzi, já parceiro da LowRide no passado. Conseguiu torná-lo num excitante power cruiser sem perturbar a essência da BMW R 18. A American Dreams tratou da montagem e coordenou o trabalho; laboratorio, especializado em prototipagem e modelagem, criou cauda, frontal e pára-brisas de fibra de vidro a partir do zero.

A Carbon Italy tratou das tampas da cabeça, condutas de admissão e outros detalhes em fibra de carbono. O tubo de escape curto, concebido para tornar a linha mais compacta e permitir maiores ângulos de inclinação, tem a assinatura de ER Exhaust Revolution. Os tubos de escape curtos também dão maior destaque ao esplêndido veio descoberto niquelado, um detalhe evocativo que merece ser realçado. A L.R. Leather cobriu a sela em couro, enquanto a pintura foi confiada à Dox Art Factory. A Rizoma forneceu espelhos, punhos, e indicadores de direção universais para os acessórios, perfeitamente de acordo com o carácter da moto.

BMW R 18 Aurora

A ideia e o desejo da Garage 221 de criar uma moto personalizada baseada na BMW R 18 encontrou as suas origens há algum tempo, na apresentação da bicicleta no EICMA de 2019. As linhas da nova cruiser da BMW, inovadoras e ao mesmo tempo fielmente tradicionais, mereciam “elementos complementares e um espírito ainda mais Heritage, partindo das linhas suaves do depósito até às formas características do boxer”, na opinião do Pier Francesco Marchio da Garage 221.

O projecto centrou-se inicialmente no estudo das diferentes secções da moto, tendo em mente a necessidade de ligar os novos elementos numa harmonia única de linhas, inspirando-se nas cruiser dos anos 70, que sempre envolveram particularmente o Francesco “pela sua impressionante fluidez estética”. Elementos distintivos da BMW R 18 Aurora by Garage 221 são os guarda-lamas envolventes e aderentes à roda, como a “batwing”, para deixar espaço e assim destacar a área central da moto.

As modificações que levaram à R 18 Aurora provêm da experiência da Garage 221 no mundo BMW e, do facto, todos os elementos utilizados provirem de outros modelos da BMW. A sela foi emprestada na sua totalidade de uma BMW 1200 C de 2005, os suportes Batwing foram feitos utilizando os suportes para indicadores de uma BMW R 100 de 1982 e uma parte da estrutura traseira de uma BMW K 75 de 1991. Mesmo para a cor da carroçaria, o código de uma BMW RT 100 de 1983 foi tomado como referência, personalizando os gráficos nas suas tonalidades e intensidade. Os suportes do guarda-lamas dianteiro e traseiro, os suportes da sela e os braços porta-chaves são inteiramente feitos à mão.

Os tubos de escape foram feitos em colaboração com a Leo Vince, tendo especial cuidado com o som, para o tornar ainda mais encorpado e cativante. A sua concepção foi estudada especificamente para dar uma linha muito pessoal e muscular à parte central da R 18. A grelha de refrigeração de óleo R 18 Aurora dá um toque natural de classe, inspirado na grelha dos carros da BMW dos anos 60. “Foi muito trabalho árduo”, disse Pier Francesco, “mas o resultado é verdadeiramente impressionante”. A pintura texturada das tampas da cabeça do cilindro, as caixas de injecção, o cárter central e a nossa grelha de arrefecimento a óleo fazem com que tudo pareça homogéneo, criando um efeito único com o bloco de cilindros e a engrenagem biselada”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments