Após o lançamento do filme americano “Easy Rider”, ocorreu um boom mundial de choppers. Logo de seguida nasceram as primeiras motos semi-carenadas japonesas.
A Kawasaki America iniciou a produção na sua fábrica em Lincoln (Nebraska), que foi estabelecida na América do Norte em 1974. Para fazer um modelo adequado ao mercado americano, a empresa produziu um modelo americano equipado com peças de fabricação americana, como rodas fundidas Morris e silenciadores Jarden do tipo ‘4 em 2’.
Também conhecido como “showroom chopper”, o primeiro modelo americano foi a KZ900LTD (Z1LTD para Europa), produzido em quantidades limitadas na América do Norte em 1976. Equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 903 cc da série Z1 (900 Super 4), no ano seguinte a Z1 evoluiu para a série Z1000 com um motor de 1015 cc e surgiu assim a Z1000LTD.
Por outro lado, o primeiro modelo americano a aparecer no Japão foi a Yamaha XS650 Special, lançada em 1978. A moto, que era equipada com um motor OHC de dois cilindros, quatro tempos, refrigerado a ar, da série XS-1, foi alterado para uma especificação de roda fundida no ano seguinte.
As primeiras motos semi-carenadas

Houve um longo período no Japão em que carenagens completas não eram permitidas, mas os fabricantes japonesas foram rápidos em adotá-las em modelos para exportação. Os primeiros modelos a serem equipados com uma semi-carenagem foram o modelo de exportação Honda GL1100 Interstates de 1980 (Gold Wing) e a Kawasaki KZ1300B Touring, que foram os primeiros veículos de estrada.

A proibição de carenagens em veículos vendidos no Japão começou com a Honda CBX400F Integra, lançada em julho de 1982, e a Yamaha XJ750D em agosto do mesmo ano. Entretanto, a CBX400F Integra tem uma meia-capa. Falando em carenagem completa, a XJ750D foi a primeira.
Além disso, a série Kawasaki GPz e a Suzuki RG250R também apresentavam originalmente especificações de meia carenagem, mas depois mudaram para especificações com cobertura completa.
