Design: Yamaha YZF-R15 EKA Designs inspirada na irmã R1

By on 14 Abril, 2021

Face ao fervor que despertam as pequenas motos desportivas na Ásia, um designer da EKA Custom Designs imaginou a transformação de uma pequena desportiva da Yamaha numa temível arma de pista.

No continente Asiático as motos desportivas de pequeno porte são a grande moda, como também o foram entre nós nas décadas de oitenta e noventa. Não apenas apresentam um estilo semelhante às maiores, como vêm equipadas com motores minúsculos e eficientes em termos de consumo de combustível, que são amigáveis mesmo para os iniciantes. Isto significa que uma moto de 150cc os pode fazer felizes com um piloto de MotoGP. Além disso, estas motos desportivas de nível básico, são frequentemente propostas a preços acessíveis e com manutenção bastante barata.

Como tal, não é surpresa que fabricantes como a Honda, Yamaha, e Suzuki estejam a vender as suas desportivas de nível básico de 150cc como bolos quentes por toda a Ásia. A Yamaha, em particular, lidera a carga com a sua YZF-R15, que ostenta o motor mais potente e tecnologicamente mais avançado. Tem um motor monocilíndrico de 155cc arrefecido a líquido, já equipado com a tecnologia de atuação variável de válvulas da Yamaha (VVA). Com uma potência de cerca de 19 cavalos, a YZF-R15 é por isso uma das motos mais procuradas naquele mercado. 

Além disso, outro atrativo é o grande mercado de pós-venda para estas pequenas motos  desportivas, desde sistemas de escape aftermarket, carenagens de corrida, atualizações de travões e suspensões, e kits ECU que podem ser comprados e instalados com bastante facilidade. Dito isto, um jovem artista gráfico imaginou como seria ainda mais brutal a Yamaha YZF-R15 equipada com um kit específico de pista. 

Nas imagens abaixo vemos a interpretação da EKA Custom Designs de uma puro-sangue de corridas, feita a partir da YZF-R15.

É inegável que houve uma enorme inspiração na sua irmã maior R1, tendo sido trocadas as rodas e pneus da moto original por outros mais largos e mais confortáveis, enquanto que a carenagem foi revista de modo a incluir uma característica comum exigida pelos regulamentos das corridas. A secção traseira da moto foi também redesenhada, apresentando uma altura de assento mais alta, complementada por um sistema de escape ao estilo GP.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x