Distinguished Gentleman’s Ride 2020: regras e programa

By on 25 Setembro, 2020

UM DESFILE ELEGANTE, POR UMA CAUSA NOBRE E QUE DESDE 2012 É APOIADO EM TODO O MUNDO PELA COMUNIDADE MOTOCICLISTA. FALAMOS DO DISTINGUISHED GENTLEMAN’S RIDE E DE COMO ESTE EVENTO GLOBAL SE ADAPTA EM 2020, ÀS NOVAS REGRAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.

SE AINDA NÃO SE INSCREVEU… APRESSE-SE, VISTA O FATINHO, MONTE NA SUA MOTO E PARTICIPE! JÁ COMEÇOU!

No próximo domingo, dia 27 de setembro de 2020, dezenas de milhares de distintos condutores em centenas de cidades de todo o mundo vão fazer o nó da gravata, engomar o fatinho e montar-se nas suas motos clássicas e antigas para angariar fundos e sensibilizar para a saúde masculina, mais concretamente para a investigação sobre o cancro da próstata e a prevenção do suicídio.

O Distinguished Gentleman’s Ride foi fundado em Sydney, na Austrália, por Mark Hawwa. Inspirado por uma foto de Don Draper, de Mad Men, montado numa moto clássica e a  vestir seu melhor fato, Mark decidiu que um desfile temático seria uma ótima forma de combater o estereótipo frequentemente negativo dos motociclistas e de, simultaneamente, pôr em contacto comunidades de motociclistas de nicho.

Para este ano a ideia permanece a original, conduzir no mesmo dia e pela mesma causa, sem pontos de encontro e sozinho. Socialmente distantes mas globalmente unidos os Distinguished Gentleman’s Riders é o desafio proposto nesta 9ª edição – conviver e respeitar as regras de distanciamento trazidas pelo Covid-19. Mas como?

Conduzir a solo pela mesma causa, o mesmo objetivo, mas com uma abordagem diferente

O passeio de 2020 será um evento a solo (não em grupo) por forma a cumprirem-se todas as restrições de distanciamento social de cada local. Mas o que quer dizer isto? A organização do evento está a enviar uma mensagem global, onde reforça a ideia de que no DGR 2020 se vão evitar concentrações por forma a cumprirem-se as atuais regras sanitárias sem se perder a fórmula original do evento.

“O passeio terá um formato ajustado para conectar todos os participantes à nossa causa” (n.d.r.: o donativo para o cancro da próstatae prevenção do sucídio), cumprindo os regulamentos locais de distanciamento. No Distinguished Gentleman’s Ride 2020 não vamos andar em grupos, mas isso não significa que não iremos vestir o nosso melhor terno e andar de moto! 2020 é o nosso ano para provar o quanto estamos conectados e atenciosos. Estaremos todos a rolar no mesmo dia e pela mesma causa, mas a solo. Socialmente distantes, mas globalmente conectados”.

Tendo decorrido em Sydney, Austrália, pela primeira vez este evento em 1992, o  Distinguished Gentleman’s Ride correu até hoje sem quaisquer interrupções e com grande sucesso, progredindo desde os cerca de 3000 participantes e 145 cidades iniciais, para os 116 mil inscritos divididos por 104 países em 2019.

Sem o habitual passeio em grupo e pontos de encontro mas fiéis aos conceito original…

A edição de 2020 não foi cancelada. É ligeiramente diferente, adaptando-se às actuais regras de distanciamento social, e assim, no próximo domingo (27 de Fevereiro) não haverá o habitual passeio em grupo por cada cidade. Mas, mantém-se a tradição: cada participante deve vestir o seu melhor fato e rodar sozinho (excepcionalmente acompanhados por familiares no caso de morarem juntos), Podem fazê-lo no sábado (caso tenham algum compromisso ou trabalhe no domingo), usando as redes sociais para estar globalmente conectado a todos os outros participantes, conhecidos ou não, porque o DGR é um evento global e sem fronteiras.  

Recomendam os organizadores a fazer o seu passeio no centro de cada cidade e em marcha lenta, de acordo com o espírito original e não excedendo as 2 horas de condução. No entanto, imagine que a previsão meteorológica indica-lhe uma dia de chuva intensa no dia do passeio… O que fazer então? Para essa situação, o Distinguished Gentleman’s Ride aconselha os seus inscritos a realizar o passeio, um dia antes ou depois do dia do evento.

Já quanto ao destino, ninguém é obrigado a cumprir a rota de passeio do ano anterior, será ao seu próprio critério: o mais importante é não andar em grupo, mantendo sempre o habitual o espírito de união dos motociclistas, desta vez solidário por um problema que afeta milhares homens em todo o mundo: o cancro da próstata e o suicídio.

O maior passeio global já começou mas ainda está a tempo de participar

Uma vez registado no evento em https://www.gentlemansride.com/ e completado o seu passeio, no completo site do DGR 2020 terá instruções sobre carregamento e compartilhamento de fotos. Não menos interessante é o Live Ride Map https://www.gentlemansride.com/map que já abriu e que revela in loco e em todo o mundo, quantos motociclistas estão a rodar ou completaram o seu passeio. No momento, em que redigimos este artigo, 231 motociclistas estavam a fazer o seu passeio e 777 já o tinha completado.  

Ainda está a tempo de participar: registe-se, dê o seu donativo, faça o seu passeio e depois compartilhe com outros participantes e amigos para uma experiência única e global.

Este evento é apoiado pela Triumph Motorcycles, Hedon e Belstaff que apoiam nos prémios a concurso dos participantes.

Informações relevantes:

Condução Segura: Pontos Importantes

Limites de Velocidade Baixos: os limites de velocidade deverão ser o mais baixos possível, uma vez que muitos pilotos estarão vestidos apenas com fatos.

Uso de Capacetes Obrigatório: todos os motociclistas terão de usar capacetes que se encontrem em conformidade com os requisitos legais da sua região.

Obedecer aos Sinais de Trânsito e Semáforos:

– Não bloquear quaisquer estradas sem consentimento das autoridades locais.

– Não ignorar as luzes vermelhas dos semáforos.

– Ceder a passagem nos sinais de cedência de passagem.

– É Estritamente Proibido Fazer Burnouts! Somos Cavalheiros!

– Não faça burnouts ou bike surfing, nem conduza de forma imprudente, pondo vidas em perigo! Esse tipo de comportamentos não é adequado para este evento. Se os motociclistas não conseguirem conduzir de forma distinta durante 3 horas, deverão abandonar o passeio.

Garantir a segurança: os procedimentos de segurança utilizados

– Exige-se que os passeios sejam de curta duração e realizados a baixa velocidade

– Um passeio DGR não é um passeio de motociclos comum. Estamos a sensibilizar a sua cidade relativamente ao tema da saúde masculina. Limite a extensão do seu passeio a 30-40 km / 20-30 mi. Os passeios devem ser feitos fora de vias rápidas e autoestradas.

Comunicação de Incidentes

– Para comunicar quaisquer incidentes, clique aqui e preencha o formulário de relatório de incidentes

Se precisar de obter mais algumas informações, envie um e-mail para [email protected]

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments