Ducati Multistrada V4, a primeira moto no mundo com radar dianteiro e traseiro

By on 6 Outubro, 2020

COMEÇA A PRODUÇÃO DA NOVA DUCATI MULTISTRADA V4, A PRIMEIRA MOTO NO MUNDO EQUIPADA COM TECNOLOGIA DE RADAR DIANTEIRO E TRASEIRO, CAPAZ DE PROPORCIONAR AO UTILIZADOR UM REVOLUCIONÁRIO SISTEMA DE AJUDA À CONDUÇÃO. SERÁ APRESENTADA OFICIALMENTE NO DIA 4 DE NOVEMBRO.

A produção da Multistrada V4 teve início na fábrica da Ducati em Borgo Panigale e marca um ponto de viragem histórico para o fabricante de Bolonha. Para a quarta geração da Multistrada, a Ducati desenvolveu um novo, leve e compacto motor V4, desenhado para ir ao encontro das necessidades de uma utilização “adventouring” sem negligenciar a emoção e o carácter desportivo.

O completo redesenhar tornou possível atingir intervalos de manutenção recordistas no mundo das duas rodas. Todos os pormenores deste novo motor serão revelados a 15 de outubro.

UMA ESTREIA MUNDIAL NAS MOTOS DE PRODUÇÃO

A Ducati traz os radares para as motos de produção, confirmando o que havia sido antecipado em 2018. A adoção destes sistemas promete ser uma verdadeira revolução para o mundo das duas rodas, assinalando um novo patamar de excelência em termos de conforto e assistência à condução, especialmente em longos percursos por autoestrada.

Os radares são sistemas de assistência avançados, capazes de apoiar e tornar a condução mais confortável graças à capacidade de recriar a realidade em torno da moto. O interesse da Ducati neste tipo de sistema data de 2016, quando a companhia trabalhou em colaboração com o Departamento de Eletrónica, Informação e Bioengenharia do Politécnico de Milão, para experimentar este tipo de sistemas. Esta primeira experiência confirmou a aplicabilidade deste tipo de tecnologia a veículos de duas rodas, e levou a Ducati à criação de um pacote completo de assistência à condução utilizando dois radares que, no espaço de quatro anos, foi desenvolvido e produzido em estreita colaboração com a Bosch, um parceiro tecnológico de topo, e vê a sua primeira aplicação na Multistrada V4.

Cada radar tem dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm, similares às de uma moderna ‘action camera’) e integra-se perfeitamente na moto, pesando somente 190 gramas.

FUNCIONALIDADE DO SISTEMA

O radar posicionado na frente do veículo controla a operação do ACC (Adaptive Cruise Control), o que, por meio de travagem controlada e aceleração, ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) em relação a outros veículos quando conduzindo a uma velocidade entre os 30 e os 160 km/h. Este sistema derivado dos automóveis evoluiu e foi desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas. Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada, de modo a assegurar que o condutor pode manter um constante controlo do veículo em qualquer situação. O sistema permite uma condução mais confortável, especialmente em longas jornadas por autoestrada.

O radar traseiro, por outro lado, é capaz de detetar e reportar veículos posicionados no chamado ‘ângulo morto’ (‘blind spot’ no termo em inglês), ou seja, a área não diretamente visível pelo condutor ou através dos espelhos retrovisores. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação vinda de trás de veículos a alta velocidade.

Para sublinhar o valor técnico-científico do projeto de pesquisa, levado a cabo conjuntamente por engenheiros da Ducati e investigadores e universitários do Politécnico de Milão, o registo da patente relativa aos algoritmos de controlo do sistema foi entregue em maio de 2017. Em junho de 2017, uma publicação científica foi apresentada no IEEE – Intelligent Vehicles Symposium (IV) em Redondo Beach, Califórnia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x