Dunlop Trailmax Meridien: Um pneu ‘trail’ com bom desempenho no asfalto

By on 6 Dezembro, 2021

A nova geração de motos Adventure, precisa na sua maior parte de pneus que combinem o bom desempenho fora de estrada com eficácia no asfalto, sem nunca comprometer a durabilidade.

Sendo a tipologia de motos Adventure uma das mais preferidas do mercado, especialmente devido à sua versatilidade em diversos pisos, é bom também que sejam estáveis ​​em estradas rápidas, ágeis e com boa aderência nas curvas, e com boa durabilidade.

Assim como existem pneus offroad  excelentes e vocacionados a 100% para os trilhos de trilhos e para condições escorregadias e de pouca aderência, um bom pneu misto para terra/asfalto também deve ter características específicas. Então, o que nos devem oferecer numa designada moto de aventura? A nível técnico na moto, aros mais estreitos e com mais peso influenciam ao nível da direção, nos requisitos de quilometragem de longo prazo, bem como no uso muito mais frequente em condições de frio ou chuva. Por hábito as Adventure são utilizadas mais dias no ano, mais vezes com passageiro e bagagem e também acumulam mais quilómetros. E por isso devemos verificar sempre o seu antes de empreender uma viagem mais longa.

Deve utilizar compostos de borracha que funcionam bem a baixas temperaturas ou com água, porque assim não necessitam de aquecimento desde os primeiros metros, mesmo no inverno. A sua borracha também deve oferecer boa durabilidade e boa aderência nas curvas: um bi-composto (com uma área central mais dura e lados mais macios) será sempre bem-vindo!

Por outro lado, a banda de rodagem deve ser algo agressiva para assim nos garantir uma boa aderência em piso molhado e, aliás, permitindo-nos ter suficiente tracção atrás e à frente numa travagem em estrada. Um padrão um tanto agressivo, mas não exgaerado com os “tacos” semelhante a um pneu de puro offroad.

Dunlop Trailmax Meridian

Todas estas  exigências foram tidas em conta pela Dunlop quando elaboraram o seu novo Trailmax Meridian, sucessor do TrailSmart Max. Para começar, foram aplicados novos compostos de borracha com mais conteúdo de sílica e uma primeira camada de carcaça de Rayon, que ajudam a melhorar a aderência ao frio. A base da carcaça continua a ser a cinta de fio único JLB .

O bicomposto Multi-Tread também ajuda com a faixa central do pneu a ser mais durável e os lados mais aderente, mas com a faixa central estendendo-se abaixo da lateral para atingir uma temperatura mais homogénea e durar assim mais quilómetros. E por último, utiliza um padrão inovador denominado “Ice Ax” com boa evacuação de água na parte central e ranhuras largas nas laterais com “dentes” que oferecem melhor aderência em piso molhado e off-road.

Além disso, o recente Dunlop Trailmax Meridian também oferece um perfil que ajuda a moto a ser ágil, mas sem perder a precisão nas curvas rápidas. Esta combinação de precisão (estabilidade), traz boa aderência em situações abaixo do ideal (chuva e pavimentos irregular de asfalto), mais durabilidade e coloca o Trailmax Meridian na primeira linha da “grelha” para equipar modelos como a BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada, Suzuki V-Strom e uma longa lista de outras motos de aventura.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments