EICMA 2021: Suzuki Katana com novas cores e uma atualização para 2022

By on 24 Novembro, 2021

É uma das novidades do próximo ano e foi revelada no EICMA. A Katana recebeu uma atualização para 2022, tendo os engenheiros da Suzuki aprimorado a entrega de potência e atualizado toda a componente eletrónica.

Munida da nova plataforma da GSX-S1000 de 2021, a nova Katana com Euro 5 produz no motor 152 cv às 11.000 rpm e um binário agora mais amplo em toda a faixa de rotações do motor, graças a um novo eixo de comando de admissão, novas molas de válvula, um novo escape e uma nova caixa de ar.

A entrega de potência suave pode ser controlada graças ao sistema Suzuki Drive Mode Selector, com três mapas de motor selecionáveis; todos os três fornecem a mesma potência máxima, com o modo A a fornecendo a resposta mais nítida e desportiva, o modo B a fazer uma entrega de potência inicial mais suave e o modo C a fornecer uma resposta mais suave, ideal para condições molhadas e escorregadias. Acresce a isto, o quickshifter bidirecional para uma rápida troca de marcha e que melhora o desempenho desportivo. Além disso, há cinco modos de controle de tração para escolher e manter as coisas sob controle. O controle de tração também pode ser desligado.

A maior controlabilidade e maior desempenho advêm do novo Sistema de Assistência à Embreagem Suzuki, com uma embreagem deslizante, que atenua o efeito da travagem do motor, ao reduzirmos de alta rotação. A completar o pacote eletrónico está o prático sistema de partida fácil e assistência de baixa rotação da Suzuki, que aumenta a velocidade do motor à medida que libertamos a manete de embraiagem, para ajudar no controle de baixa velocidade.

É no entanto importante sublinhar que a nova Katana de 2022 usa o mesmo quadro de alumínio leve e braço oscilante derivados da GSX-R. Somam-se a isto a suspensão dianteira KYB totalmente regulável ​​e um monoamortecedor traseiro também ajustável na pré-carga e extensão. As pinças monobloco Brembo mordem discos dianteiros de 310 mm, montados em rodas de alumínio fundido de seis raios com pneus Dunlop Sportmax Roadsport2.

Em 2022 a Suzuki Katana também virá em novas cores, mas mantendo intocável a  ciclística nítida e angular que segue as sugestões do design da máquina original da década de 1980, agora com acabamentos Azul Mate, complementado por bainhas e rodas douradas, ou na cor Cinza Escuro com rodas vermelhas.

A Suzuki Katana estará disponível nos concessionários da Europa na primavera de 2022.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments