Yamaha MT07 – Perfeita para um Troféu de Velocidade (Parte 2) | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Yamaha MT07 – Perfeita para um Troféu de Velocidade (Parte 2)

pcorreamendes por pcorreamendes
27 Novembro, 2018
em Notícias
A A
Yamaha MT07 – Perfeita para um Troféu de Velocidade (Parte 2)
Share on FacebookShare on Twitter

Texto de: Pedro Rocha dos Santos

Num artigo anterior decidimos desenvolver e comentar o potencial que teria a Yamaha MT 07 para ser a base de um Troféu de velocidade, acessível e competitivo.

Chegámos inclusivamente a desenhar aquela que poderia ser a configuração da própria MT 07 “Racing Cup” Edition e parece ser que o nosso entusiasmo encontrou eco nos nossos leitores dado que em apenas 3 dias constatámos o incrível interesse que o mesmo gerou tendo o artigo chegado às 16.550 visualizações e a uns muito interessantes 375 likes.

Artigos relacionados

Fim da linha para a Ninja?

Fim da linha para a Ninja?

1 Outubro, 2025
Buell Super Cruiser entra em produção

Buell Super Cruiser entra em produção

30 Setembro, 2025

Ora na presença do enorme interesse que suscitou esta nossa ideia resolvemos perceber novamente que atributos afinal é que estão por detrás da MT 07 para gerarem todo este entusiasmo e expectativa. Será o número de utilizadores satisfeitos que vêem naquele artigo os méritos da sua máquina reconhecidos e potenciados ao nível de uma competição ou será que por detrás de uma utilização diária controlada se sentem impelidos a querer explorar todo o potencial da sua MT07 na pista de um circuito ? Para conhecermos verdadeiramente o que está por detrás deste enorme interesse resolvemos ligar à Yamaha Motor Portugal e perguntar se não teriam uma MT07 disponível para testes e podermos reconhecer, aos comandos a mesma, todo o entusiasmo que a ideia de a colocar numa pista suscitou.

Yamaha MT 07_4

E assim foi… da Yamaha Motor Portugal veio a informação positiva de nos disponibilizarem uma MT 07 de 2017 e a mesma foi recebida com enorme expectativa da nossa parte.

A ideia não era de imediatamente rodar com a moto em pista mas sim analisar em pormenor todas as suas características para uma possível preparação para um Troféu de velocidade.

A primeira impressão foi a de enorme leveza do conjunto e a da facilidade e rapidez com que nos adaptamos à sua condução, mais parecendo que estamos numa 125 dada a correcta distribuição de massas e a curta distância entre eixos de apenas 1.400 mm. O encaixe na moto é quase como se a mesma tivesse sido feita à nossa medida e a posição de condução é de uma surpreendente comodidade. O peso pluma de 164Kg e uma geometria acertada de toda a ciclística fazem-nos passar uma dose de confiança extra quando abordamos as primeiras curvas. Parece que a moto nos está a pedir para se deitar em cada curva, tal é a facilidade com que se insere nas trajectórias.

Mas a sua leveza e “easy to handle” é acompanhada por um motor elástico, de uma enorme suavidade a baixos regimes, surpreendente mesmo, mas com um “punch” considerável a partir das 3.000 rpm e que sobe até às 7.000 rpm de forma vertiginosa, deixando para trás a sensação de estarmos numa 125 e mais parecendo que estamos numa Moto3 de competição. Wow… realmente fantástico, chegar aos 200 numa recta de auto estrada foi “brincadeira de meninos”. E aí ficou comprovado e sem margem para dúvidas todo o potencial dos 75 cv da MT 07 e a capacidade da mesma gerar emoção e velocidade num circuito. O guiador algo estreito que monta de origem, facilita no entanto uma postura mais encaixada na moto beneficiando a estabilidade em velocidade alta, sendo que as pernas também encaixam perfeitamente na fisionomia do depósito, resultando também surpreendente a estreiteza do mesmo ao nível dos joelhos. A frente da moto está muito desprotegida obviamente por ser uma naked mas com uma pequena cúpula seria suficiente para termos maior proteção aerodinâmica e mais conforto a altas velocidades.

Yamaha MT 07_2

O roncar do motor , apesar de a MT07 vir já de acordo com a norma EU 04, tem uma sonoridade agradável e grave e a elasticidade do 2 cilindros paralelos “Cross Plane” fazem-nos lembrar os motores das TDM e das TRX 850 de há 20 anos.

Num percurso de curvas, a caminho da Roca, foi possível comprovar a facilidade com que a MT 07 se insere nas mesmas e mais ainda como conseguimos encadear curvas à esquerda e à direita sem qualquer esforço pois a sua leveza e a acertada distribuição de massas aqui demonstra todo o seu potencial.

Por mais que inclinasse em curva nunca cheguei a roçar com as botas na estrada, o que significa que a posição dos pisa pés, embora a uma altura que não sacrifica o conforto, também estão posicionados para evitar roçarem no chão mesmo ao limite. Um pormenor importante se pensamos pilotá-la em pista ao limite embora seja sempre recomendável montar umas peseiras mais recuadas e altas.

A MT 07 é quase mais fácil de levar e com um maior desempenho do que uma moto de cilindrada mais alta, tal é a facilidade com que se conduz, beneficiando também da bem escalonada e precisa caixa de velocidades.

As suspensões são talvez pouco rígidas para uma pilotagem agressiva mas conferem à mota uma enorme sensação de segurança e sobretudo de conforto. Como de origem não são possíveis de ser reguladas aqui haveria de investir na sua preparação em função do peso de quem a irá pilotar. Sem dúvida alguma que, para compensar a leveza da direcção, sobretudo a alta velocidade, recomendaríamos a montagem de um amortecedor de direcção.

Yamaha MT 07_3

Os travões sempre estiveram à altura e na preparação para circuito claro está que uns tubos de malha de aço poderão reforçar a sua eficiência. O sistema de escape está penalizado pela norma EU 04 pelo que a sua substituição por um escape de competição de maior rendimento é evidente e talvez venha a exigir uma reprogramação da electrónica.

Ao fim de 2 dias estávamos rendidos ao desempenho da Yamaha MT 07 e a querermos ficar com ela para a começarmos a “artilhar” permitindo-nos acompanhar a metamorfose de uma moto excepcional para uma utilização diária para uma séria e radical máquina de competição, capaz de garantir emoções fortes e enormes descargas de adrenalina nas pistas de um qualquer circuito.

E agora ?

Agora e depois de agradecidos termos devolvido a moto à sua origem, a Yamaha Motor de Portugal, que simpáticamente a cedeu para melhor avaliarmos o potencial desta nossa ideia, vamos tentar perceber que investimento será necessário para tornar a MT 07 numa moto de Troféu… e quem sabe depois criar o desafio de a vir a colocar em pista.

Para já fiquem com as características de fábrica da MT 07 e aguardem pela “Parte 3“ deste nosso desafio onde iremos sugerir, após consulta do mercado, um potencial kit para um também potencial troféu “ MT 07 – Racing Cup “…

Vão preparando os “cabedais”…

Yamaha MT 07_1

Ficha Técnica

Motor

Tipo – 2 cilindros a 4 tempos refrigeração líquida DOHC , 4 valvulas

Diâmetro x curso – 80.0 mm x 68.6 mm

Cilindrada – 689cc

Potência máx. – 74.8 cv às 9.000

Binário max. – 68,0 Nm às 6,500 rpm

Taxa de compressão – 11.5 : 1

Gestão do motor – Injeção eletrónica

Controlo da emissão de gases –  Compatível com a norma de EU4 ( 2017 )

Prestações / Consumo

Velocidade máxima – mais de 200 km/h

Consumo por cada 100 km a uma velocidade constante de 90 km/h – 4,3 L /100 Km

Sistema elétrico

Arranque – electric start

Bateria – 12 V 12Ah

Transmissão

Embraiagem – Embraiagem multidisco, de acionamento hidráulico

Caixa de velocidades – 6 velocidades

Transmissão secundária – Corrente

Ciclística / travões

Quadro – Estrutura em diamante

Suspensão dianteira – Forquilha telescópica

Suspensão traseira – Suspensão tipo Link

Curso da suspensão dianteira / traseira – 137 mm / 130 mm

Pneu dianteiro – 120/70 ZR17

Pneu traseiro – 180/55 ZR17

Travão dianteiro – Disco duplo de 282 mm

Travão traseiro – Disco simples de 245 mm

Pinças – n/d

Dimensões / pesos

Comprimento – 2085 mm

Distancia entre eixos – 1400 mm

Largura (com espelhos) – 745 mm

Altura (sem espelhos) – 1090 mm

Altura do banco – 805 mm

Altura ao chão – 140 mm

Peso sem carga – 164 kg

Capacidade do depósito – 14 l

Preço  5.995,00- €

(*) informação do representante

Mais informações AQUI

Tags: YamahaYamaha MT-07
pcorreamendes

pcorreamendes

Artigos relacionados

Fim da linha para a Ninja?
Apresentações

Fim da linha para a Ninja?

por Paulo Araújo
1 Outubro, 2025
Buell Super Cruiser entra em produção
Apresentações

Buell Super Cruiser entra em produção

por Paulo Araújo
30 Setembro, 2025
Próximo artigo
Fenris a moto elétrica que vai alcançar os 300 km/h

Fenris a moto elétrica que vai alcançar os 300 km/h

Portugal de Lés-a-Lés desvenda caminhos da 19ª aventura

Portugal de Lés-a-Lés desvenda caminhos da 19ª aventura

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025
As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

28 Janeiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Leilão da Bonhams em Stafford

Leilão da Bonhams em Stafford

1 Outubro, 2025
Fim da linha para a Ninja?

Fim da linha para a Ninja?

1 Outubro, 2025
Buell Super Cruiser entra em produção

Buell Super Cruiser entra em produção

30 Setembro, 2025
QJ Motor SRK 921 RR: Uma maxi-naked a caminho da Europa?

QJ Motor SRK 921 RR: Uma maxi-naked a caminho da Europa?

30 Setembro, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright