Equipamento – Dicas para enfrentar o inverno de moto

By on 28 Setembro, 2020

PARA ENFRENTAR UM INVERNO RIGOROSO, DEVE SE EQUIPAR ADEQUADAMENTE E SEGUIR CERTAS REGRAS BÁSICAS PARA ANDAR DE MOTO COM TODA A SEGURANÇA, CONFORTÁVEL E QUENTE! VAMOS CONHECÊ-LAS.

O nosso equipamento de moto é a nossa segunda pele, o nosso aliado para não arrefecermos no inverno ou evitar maiores danos quando damos uma queda. Mas assim que chega o tempo frio, é também a altura de trocarmos algum equipamento mais quente. É disso que neste artigo tratamos, começando por 7 regras básicas a ter em conta.

REGRA 1: Opte por roupas perfeitamente ajustadas ao seu tamanho, para que o ar fresco do exterior não se infiltre sob as mesmas. Básico e primário, este conselho é, no entanto, essencial.

REGRA 2: O melhor isolante que existe à face da terra é o ar, e assim, evite sobrepor várias camadas de roupa de forma excessiva, porque além de lhe retirar mobilidade sobre a moto se torna bastante desconfortável. Prefira camadas eficazes, finas, como um polóver de lã fina, em vez de uma camisola de malha grossa.

REGRA 3: Uma vez que nós conduzimos com as mãos, devemos para a nossa própria segurança escolher umas boas luvas. Mas cuidado, porque luvas que são muito grossas fazem com que percam tato e manuseio da moto. Há também luvas de pele, que são mais eficazes porque os dedos aquecem melhor sem lhe retirar manuseio. Por vezes, prefira um tamanho acima, pelas razões mencionadas na regra 2.

REGRA 4: Equipe-se com roupas interiores térmicas (meias, camisola de manga comprida…) que também pode ser encontrada em lojas com equipamentos para desportos de inverno.

A bataclava para o pescoço, ou pescoço e cabeça, desportiva ou não, também é uma boa solução para ficar melhor protegido das baixas temperaturas. É uma ferramenta eficaz e essencial que vai impedir que o calor do seu corpo escape para o exterior.

REGRA 5: Equipamentos de inverno completos não são um luxo em caso de frio extremo (com pelo menos um forro térmico e/ou forro impermeável, incluindo botas). A maioria das marcas de equipamentos oferecem conjuntos de duas peças (blusão e calças), mas se você tiver essa possibilidade, opte por macacões que evitam ter as costas menos expostas ao ar.

REGRA 6: Para o caso de ir enfrentar um frio extremo, opte por equipamentos com aquecimento, como luvas e coletes, mas prefira itens sem fio e movidos a bateria porque são mais práticos. Certifique-se de que as luvas são aquecidas em ambos os lados da mão e nos dedos.

REGRA 7: Você também pode preparar a sua moto com punhos aquecidos, mangas, um avental e também uma bolha.

Dicas para andar de moto no Inverno bem protegido(a)

– Adicione um fato de chuva em cima do seu equipamento, é um quebra-vento muito bom.

– Não coloque objetos metálicos nos bolsos, tipo chaves ou outros.

– Mova os dedos (pés e mãos) regularmente

– Prefira uma posição de braços para baixo, de modo que o sangue flua de forma mais abundante

– Antes de sair não se vista cedo por dentro, você vai suar e sentir ainda mais rápido o frio.

– Evite aquecer as luvas em radiadores ou no escape, isso pode degradar as membranas protetoras das luvas.

– Se fizer uma viagem demorada, pare regularmente e beba bebidas quentes para restabecer a temperatura do corpo.

– Prefira roupas de couro para manter a flexibilidade e o tacto, são mais ergonómicas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x