Harley-Davidson patenteia novo motor turbo

By on 8 Fevereiro, 2021

A Harley-Davidson patenteou nos Estados Unidos um motor sobrealimentado com compressor mecânico, conforme mostram os desenhos enviados para a nova patente.

No mundo das motos o mais recente exemplo de uma moto com turbo vem da Kawasaki com a única moto sobrealimentada à venda, a H2 R, que se focada a 100% na perfomance, sendo acompanhada por uma segunda versão mais pacata e vocacionada para o sport-turismo, a H2 SX.

SUPERCHARGER NO MILWAUKEE-EIGHT

Ao que tudo indica a Harley-Davidson estará para iniciar a produção de motores V-Twin sobrealimentados num futuro próximo. De acordo com as patentes registadas, a nova tecnologia poderia ser utilizada nos propulsores mais modernos e poderosos da marca, os designados Milwaukee-Eight que servem as linhas Touring e Softail da marca.

Segundo os documentos da patente percebe-se que se trata de um sistema mecânico (turbina) acionado por uma correia dentada ligada à cambota. Diferente dos sistemas que utilizam os gases de escape para fazer girar a turbina, a correia funciona ligada a um tensionador automático que evita que surjam folgas que comprometam o funcionamento e durabilidade do referido sistema.

Neste desenho podemos ver onde a turbina será acionada por uma correia dentada

Detalhe do sistema de compressor acionado por correia da HD

UMA MELHOR RESPOSTA AO EURO 5

A Harley-Davidson poderia optar por utilizar a tecnologia em nome da performance. Imagine o motor Milwaukee-Eight 114, que com os seus 160 Nm de binário máximo às 3 000 rpm e um turbo-compressor resultaria numa incrível muscle-bike.

E por fim, outra vantagem inegável do uso motor de um turbo o construtor conseguir criar toda uma linha adequada às cada vez mais exigentes normas de emissões Euro 5.

Este requerimento de patente pode ainda fazer parte do plano estratégico da Harley-Davidson, agora batizado de Rewire e com o qual a marca se pretende fortalecer nos seus principais mercados em 2021.

Harley-Davidson Street Glide Special
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x