História: A Centenária Harley-Davidson Modelo J

By on 11 Outubro, 2021

Construída em 1920, quando a casa de Milwaukee se estabeleceu como o primeiro fabricante mundial, a HD Modelo J mantém a sobriedade das motos da época e ostenta o lendário Big-Twin F-Head com 989cc.

Nasceu há cerca de cem anos, para sermos extacto cento e um. O Modelo J da Harley-Davidson nasceu em 1920 e hoje é um dos modelos históricos da Milwaukee House : o motor é um F-Head Big Twin e andou pela Primeira Guerra Mundial . No site Bring a Trailer, uma Harley-Davidson Modelo J com 100 anos e com um bom trabalho de restauro está em leilão .

THE BIG TWIN F-HEAD

Os motores F-Head de 989 cc com transmissão de três velocidades foram os usados ​​durante a Primeira Guerra Mundial, quando mais de 45 mil motos chegaram à Europa para acompanhar os militares. Foi o verdadeiro boom da Harley-Davidson , que se estabeleceu como o fabricante número um do mundo.

O mesmo motor F-Head instalado no Modelo J e no modelo leiloado, foi reconstruído em maio de 2020, junto com a repintura da moto . O V-Twin de 989cc debitava 8,68 cavalos de potência quando novo. Outros recursos incluem o design de entrada do escape (IOE), um gerador e um carburador Schebler. O sistema de escape é uma substituição da Replicant Metals de Lititz, na Pensilvânia.

A transmissão manual de engrenagem deslizante de três velocidades reconstruída é deslocada à mão à esquerda, com uma embraiagem de pedal oscilante. A força do motor é enviada à roda traseira por meio de uma transmissão final de corrente.

 Outros sinais da passagem do tempo são a distintiva forquilha springer e a armação hardtail, uma rigidez contrabalançada apenas pelo selim com molas. Imaginem-na a rodar nas estradas esburacadas pela guerra na velha Europa!

UMA MOTO PURA E DURA

Nas jantes de alumínio de 19 polegadas, encontramos outra preciosidade única, os pneus Coker Classic Cycle Diamond Tread , com travões de pedal na traseira: sem discos, sem tambores! Era uma moto para duros… painéis de instrumentos digitais, TFT’s… para quê! Nem velocímetro, nem odómetro , era uma moto pura e dura para a fazer curva a curva.

Por fim, o prefixo L20T no número do motor no cárter esquerdo corresponde a uma Modelo J produzida em 1920. A moto está a ser vendida com uma nota fiscal e uma certificação de venda New York form MV-51 para veículos mais antigos ou sem título.

Restaurada em 2020, esta Harley-Davidson Modelo J já teve como lance mais alto aproximadamente 25.900€!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments