História: O primeiro velocípede com motor da Husqvarna

By on 1 Outubro, 2021

O desejo humano de tornar as coisas mais fáceis e confortáveis, ​​resultou em veículos motorizados de duas rodas. No nobre ano de 1903, a Husqvarna produziu o seu primeiro velocípede sueco equipado com um motor. Foi o início de uma era totalmente nova.

Na viragem do século, o barulho dos cascos dos cavalos foi repentinamente substituído pelo ronco dos motores 4 tempos. A Husqvarna produziu bicicletas como “La Draisine”, “The Bone-shaker”, “The Hi-Wheeler”, “The Kanguru”, “The Giraff” e “The Crypto-machine”. Durante  cinco anos, de 1897 a 1901, a produção da Husqvarna incluiu 4.916 bicicletas.

No início, havia desconfiança e risos de muita gente. Porém, aos poucos  as dúvidas foram deixadas de lado. Na verdade, muita gente com dinheiro no bolso queria ter uma vida fácil, investindo num transporte confortável, olhando para a próxima esquina com ansiedade.

Na década de 1890, os primeiros veículos com motor apareceram em Inglaterra. Eram  grandes e com três rodas. Além de pesados, esses veículos também custavam muito dinheiro. Portanto, esses meios de transporte não tiveram  grande sucesso. Isto, até os inventores apostaram em duas rodas, com novidades que de imediato chamaram a atenção.

Na Suécia, a fábrica de armas que estava a crescer às margens do rio Huskvarna, na cidade com o mesmo nome, que significa “Moinho de Casa”. Em 1898, acharam que era a hora de fabricar veículos motorizados com duas rodas.

A NOVA APOSTA

Uma vez que anteriormente já havia importações significativas tanto dos Estados Unidos quanto de Inglaterra, na ordem de milhões de coroas suecas, isto atraiu a visão de importantes responsáveis ​​da empresa. Consequentemente, a Husqvarna começou a fabricar “velocípedes” apoiados por um motor motorizado.

“As pessoas querem ter uma vida mais confortável, então vamos dar o que elas querem”, foi a decisão unânime dos conselheiros.

Foi uma jogada contundente, mas acabaria por compensar com encomendas não apenas de clientes em geral, mas também das forças militares, do telégrafo nacional e dos serviços postais, bem como da força policial, entre outros. O desejo humano de melhorar as condições de vida resultou num meio de transporte mais fácil. Por todo mundo  o sonho de ter uma deslocação rápida com o compromisso de chegar aos seus destinos o mais rápido possível, tornava-se cada vez mais real.

O PRIMEIRO VELOCÍPEDE COM MOTOR

Assim, em 1903, a Husqvarna apresentou um velocípede com motor, ou uma bicicleta movida por um motor, para sermos mais precisos. Os engenheiros suecos foram minuciosos e testaram os seus motores  produzidos no exterior antes de escolher uma fonte de energia. Finalmente, todos concordaram em usar o motor FN (Fabrique Nationale) da Bélgica. O motor monocilíndrico de Liège tinha uma capacidade de 225 cc e o desempenho foi medido a um quarto de potência, o que deu à máquina uma velocidade máxima de 40-50 km / h. Como o depósito de gasolina continha quatro litros de combustível, era possível percorrer uma distância de aproximadamente 150 quilómetros sem reabastecer.

O motor FN foi montado na própria bicicleta da Husqvarna. O produto final foi mais como uma bicicleta de pedal com um pacote de potência adicional e a transmissão do motor para a roda era feita por uma cinta de couro. No manual de instruções dizia-se: “Não há obstáculos para aprender a operar este motor-velocípede, nem é necessário nenhum conhecimento técnico. Mas é preciso cuidar da máquina e do seu funcionamento”. Foi adicionada uma dica sobre o procedimento de partida da fonte de alimentação, caso seja difícil fazê-la funcionar: “Se a gasolina estiver muito fria, você pode aquecer o carburador segurando um jornal em chamas por baixo, mas não use uma tocha para aquecê-lo, pois seria perigoso – pegando fogo no pior cenário! “

COMPRE UM SUÉCO!

Além disso, foi afirmado que a fábrica de armas não dava qualquer garantia para o motor FN, mas assumiu total responsabilidade pelo velocípede. Depois que o logotipo da Husqvarna foi pintado no tanque, a máquina foi fabricada em pequena escala entre 1903 e 1906. Não há números de vendas disponíveis nesta época. O preço inicial era de 700 coroas suecas, aprox. 150 dólares americanos.

Na estratégia de marketing da Husqvarna, afirmava-se que os produtos suecos eram de extrema qualidade, enquanto os concorrentes estrangeiros ofereciam produtos fabricados com materiais mais baratos e, portanto, a um preço mais baixo. “Não se deve julgar o livro pela capa” e, segundo a fábrica de armas, o mercado foi influenciado por vários produtos inferiores. Assim, os suecos ofereceram produtos de alta qualidade – com muita autoconfiança e convencidos de que o preço atendia aos seus padrões. Consequentemente, o futuro slogan da Husqvarna foi “Compre um suéco!”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments