Honda CBR 600 RR com 120 CV e Kit HRC

By on 27 Agosto, 2020

MOTOR ACTUALIZADO, NOVA ELETRÓNICA, ASAS LATERAIS E OUTROS APERFEIÇOAMENTOS DE PORMENOR NA 4 CILINDROS JAPONESA, QUE FAZ A SUA ESTREIA NO JAPÃO COM 120 CV DE POTÊNCIA, MAS QUE DIFICILMENTE VAMOS VER CHEGAR À EUROPA.

Depois de a ver em muitas fotos-espia e não só, surgem agora os dados e fotos oficiais da nova Honda CBR600 RRR. A apresentação foi no Japão e confirma muito do que já tínhamos observado e escrito sobre o regresso da icónica supersport da Honda.

Em comparação com o modelo anterior, em termos de potência a nova CBR 600 RR permanece praticamente inalterada, com um valor de potência (declarado) de 121 CV às 14.000 rpm e binário máximo de 6,4 kgm às 11.500 rpm, números que nos permite manter a comparação com a Yamaha YZF-R6 e a Kawasaki ZX-6R.

NOVA ELECTRÓNICA

A plataforma de inércia IMU estreia-se na nova CBR 600 RR e, com ela, os novos mapas de motor, controlo de tração (HTSC) e o sistema de controlo que evita o levantamento da roda dianteira (anti-wheelie) em andamento. Nem sequer falta o acelerador com comando ride-by-wire e ABS (já presente no modelo anterior). O sistema de arrefecimento do motor foi melhorado, para acentuar o desempenho na área da válvula de escape.

Em termos de ciclística verifica-se um ligeiro refinamento mas a distância entre eixos permanece inalterada, confirmada em 1.375 mm. Aumenta ligeiramente o peso devido ao sistema de escape mais volumoso, agora para 194 kg contra os 186 kg da CBR 600 de 2013, a mais leve de sempre!

CAIXA DE VELOCIDADES COM ‘QUICK-SHIFT’

Outras especificações dizem respeito às luzes, agora de LEDs, a instrumentação com painel TFT, uma embraiagem deslizante e uma caixa com ‘quick-sfhift’ (de mudanças rápidas) para cima e para baixo. Para além, claro, das asas nas laterais na carenagem.  

No Japão, a nova CBR 600 RR estará disponível a partir de Setembro de 2020 e custará cerca de 1.606.000 ienes, o que corresponde a cerca de 12.800 euros, mas dificilmente a vamos ver na Europa. Porque, aparentemente, esta nova CBR será destinada apenas aos mercados japonês e asiático em geral.

O NOVO KIT HRC

Com o modelo de 2020 da CBR 600 RR chega também o kit dedicado aos circuitos, e isto sim é uma boa notícia para as equipas que em provas nacionais e internacionais utilizam a supersport de 600cc da Honda.

Concebido no HRC, o departamento de competição da Honda, inclui uma unidade de controlo ECU, uma cablagem diferente, suspensão dianteira e traseira equipada com novos sistemas hidráulicos, e pinças de travão dianteiras que funcionam em combinação com discos mais grossos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x