As motos de estilo retro continuam a conquistar os corações dos motociclistas em todo o mundo e, na Europa, a recém-apresentada Honda GB 350 S não é exceção. Com o seu motor monocilíndrico refrigerado a ar de 21 cv, a GB 350 S não atinge, no entanto, o limite de potência para as licenças A2 (48 cv), ficando significativamente abaixo deste limiar.
Neste contexto, a Honda CL 500, com os seus 46,5 cv e o seu estilo Scrambler, é a que mais se aproxima do limite de potência A2. No entanto, para além desta categoria, a Honda não oferece atualmente modelos de estilo vintage mais potentes na Europa. Este cenário pode mudar, no entanto, graças a um motor 750 já pronto, embora não completamente clássico e não refrigerado a ar, certamente não é um obstáculo significativo.
O projeto de uma Honda GB 750 S, em estilo retro naked como a GB 350 S, parece mais do que definido, com a possibilidade de uma variante chamada Honda CB 750 RS. O projeto, elaborado por Miyakubo Shinji da revista japonesa Autoby, prevê um design inspirado nos grandes clássicos: depósito de combustível em chapa de aço com forma arredondada, assento almofadado, quadro em aço e dois amortecedores traseiros. O farol redondo de LED com rebordo cromado e o sistema de escape 2 em 1 curvo em aço inoxidável são outros pormenores que recordam a estética vintage.
Outro projeto interessante é a Honda CL 750 de estilo Scrambler, novamente desenvolvida por Miyakubo Shinji e pela Autoby. O modelo virtual, baseado na Honda CL 500, apresenta um escape elevado com um escudo térmico perfurado. A transferência do conceito parece simples, uma vez que o motor da CL 500 também é um motor em linha-bicilíndrico com refrigeração líquida.
A Honda já tem em produção motores em linha-bicilindricos com uma cilindrada de 755 cc, com 90 cavalos de potência, que poderão ser reduzidos para 75 cavalos de potência.
Fonte:https://www.moto.it/news/honda-pronta-a-espandere-la-sua-gamma-retro-nuovi-modelli-in-arrivo.html