Igor Akrapovič: 30 anos a construir um invulgar património

By on 14 Abril, 2021

A Akrapovič está a celebrar o seu 30º Aniversário em 2021. O início do mundialmente famoso fabricante de sistemas de escape de alto rendimento, remonta a uma data anterior à criação formal na Primavera de 1991, quando as operações tiveram início numa pequena oficina a pouco mais de um quilómetro da sua sede atual, em Ivančna Gorica, na Eslovénia.

Igor Akrapovič foi um motociclista que preparava as suas próprias motos nas corridas para as tornar ainda mais rápidas. No início, trabalhou apenas nas suas próprias motos, mas mais tarde também começou a afinar as motos de outros pilotos, mesmo as dos seus rivais. Foi esta paixão pela tecnologia e o constante aperfeiçoamento dos componentes das motos que o levou a decidir abrir o seu próprio negócio, e a dedicar o seu futuro ao desenvolvimento de sistemas de escape de alto rendimento. Os sistemas de escape, foram onde Igor Akrapovic viu a sua maior oportunidade, porque naquela altura havia pouca concorrência no mercado, mas havia espaço substancial para melhorias. 

Ao início concentrou-se em construir escapes a competição, construindo uma rica tradição de produtos de última geração, a partir da qual rapidamente se expandiu para o mercado principal de motociclos, bem como para o mercado automóvel, mais tarde.

Três décadas após o seu início, a empresa opera em dois locais de produção de ponta na Eslovénia, com mais de 1.300 empregados. As instalações na sede da empresa em Ivančna Gorica compreendem uma fundição interna de titânio, um dyno de durabilidade em que um robô monta a moto, um laboratório metalúrgico, um departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e um departamento de corridas. Toda a produção, desde a fabricação de tubos até à montagem final, tem lugar numa grande sala de produção em Črnomelj.

A empresa continuou a desenvolver-se, e a procura crescente dos seus produtos obrigou-a a expandir as suas instalações, que forneceu continuamente com equipamento de última geração necessário para desenvolver e fabricar os seus produtos. Ao longo de todo o processo, foi construída uma cultura especial dentro da empresa, enraizada no desejo de oferecer aos clientes sistemas de escape e outros produtos da mais alta qualidade.

“Voltando ao princípio, comecei a modificar motos por completo e a usar o dinheiro que ganhava para poder correr. Sempre gostei de mecânica, e com isso ganhei o suficiente para comprar a minha primeira moto de competição. Foi assim que tudo começou”, disse Igor Akrapovic. 

Até ao presente, a empresa eslovena obteve como fornecedora de componentes um total de 140 títulos mundiais, em disciplinas tão diversas como o MotoGP, SBK, MXGP, Mundial de Endurance e também no mundos dos automóveis, no WEC, DTM, em provas de 24 Horas como Le Mans e Daytona, assim como no Rally Dakar. Atualmente, são muitos os contratos com as principais marcas de motos… e não só!  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x