KTM 1290 Super Duke ‘RR’: A nova hyper-naked que muito promete

By on 11 Março, 2021

Uma nova KTM 1290 Super Duke RR parece estar a configurar-se em Mattighofen. De acordo com as fotos-espia que nos chegaram, a nova streetfighter austríaca apresenta uma relação peso/potência recordista, não sendo de descartar que se trate de uma edição limitada.

A fibra de carbono parece prevalecer nesta nova versão 2021, isto após os rumores de há já algum tempo, segundo os quais a 1290 Super Duke RR estaria prestes a deixar-nos. No entanto, os recentes testes de estrada (ver fotos) confirmam precisamente o contrário, que está para ressurgir, e logo como uma das mais fortes novidades do ano – para reguzijo dos seus muitos fãs.  

NÃO SÓ MAIS UM ‘R’… MAS TAMBÉM A MELHOR RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA

Tecendo algumas considerações, uma primeira certeza são os efeitos da “dieta de emagrecimento” baseada no carbono que os engenheiros austríacos administraram na nova Super Duque: as estimativas falam de 170 kg de peso a seco e 210 em ordem de marcha. Só para terem uma ideia, a atual 1290 Super Duke R pesa 189 kg a seco!

A cobertura inferior do sub-quadro traseiro, do guarda-lamas dianteiro, carenagem, dos elementos de travagem e guarda-corrente são agora partes em fibra de carbono. A relação kg/hp é portanto mais eficaz do que no passado: os 180 cavalos oferecem um desempenho superior e um novo mapeamento do motor LC8 de 1301 cc parece vir melhorar significativamente a resposta do diabólico V-twin austríaco.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments