Moto Guzzi V85 TT ‘Radicale’: Convertida para uma prática scrambler urbana

By on 1 Agosto, 2022

A Officine Rossopuro apresentou a ‘Radicale 850’ como uma conversão da adventure-touring Moto Guzzi V85TT para uma leve scrambler, perfeita para as tarefas diárias sem perder cunho original.

A marca de Mandello del Lario não tem estado muito ativa ultimamente, o que não significa que não tenha algumas preciosidades na sua gama. A Moto Guzzi V85 TT não é a moto de aventura mais emocionante do mercado, mas tem muita personalidade e uma aparência encantadora que a diferencia.

Filippo Barbacane, da Officine Rossopuro é um fã da Guzzi V85 TT e vê o seu design clássico como o seu maior atrativo. Define-a como uma moto dedicada ao turismo, mas sem a busca por tecnologia extrema e a crescente necessidade de potência que muitos entusiastas parecem querer. “Estou cada vez mais convencido de que as características mais importantes de uma moto versátil são a leveza, a agilidade e a simplicidade”, diz.

Desde há muito que Filippo estava ansioso para a personalizar e quando um cliente lhe entregou entregou uma para modificar, transformando-a numa scrambler leve e fácil de pilotar, a oportunidade que esperava finalmente surgiu.  “A primeira coisa que fiz foi despi-la completamente de muitas das suas partes”, explicou.  “O quadro é realmente leve, pequeno e quase feito sob encomenda para o tipo de moto que tinha em mente”.

Apesar do seu apelo retro, a V85 TT é uma moto moderna, e o primeiro grande desafio de Filippo foi mexer na sua complexa parte elétrica, começando por realizar tarefas aparentemente simples, como trocar a iluminação. E além disso descobriu uma maneira de ‘enganar’ a unidade de controle eletrónico (ECU) desta Moto Guzzi. Uma vez executada essa tarefa, Filippo conseguiu então instalar um conjunto completo de luzes LED, incluindo um farol Koso, piscas finos e uma luz traseira embutida.

Em seguida, o responsável da Rossopuro vestiu a Moto Guzzi com uma ciclística renovada. Filippo começou por construir um modelo de poliestireno e depois moldou cada parte à mão em alumínio – porque ao contrário da maioria das motos de aventura modernas, na V85TT praticamente quase não existem plásticos. Posto isto, esculpiu um depósito de combustível esbelto e encurtou substancialmente a secção traseira da moto. “O depósito parece pequeno, mas foi construído para encaixar no quadro, maximizando a sua capacidade. Outras mudanças incluiram o guarda-lamas dianteiro alto e os novos painéis laterais minimalistas e com a inscrição Radicale”, esclarece.

Sendo um fã da aparência o mais ‘normal’ possível, Filippo optou por não mudar muito as linhas originais. Simplesmente encurtou o sub-quadro, retirou os pousa-pés do passageiro e adiconou um assento de couro sintético para uma pessoa, com um pouco de espaço extra para conforto. O cliente pediu uma moto mais para o quotidiano que para passeios de fim-de-semana e a ergonomia foi ajustada para esse propósito.

Não apenas no exterior a Guzzi V85 TT foi-se transformando de uma adventure para scrambler sem prescindir do seu perfil clássico. O mais interessante foi o ‘emagrecimento’ de 40 quilos para cerca de 190 quilos. No novo depósito deixaram de caber os 23 litros do depósito original mas, “ainda assim suficientes para alguns passeios mais longos”, comentou o criador da Radicale 850.

Apenas o motor V-Twin refrigerado a ar, as rodas e travões foram mantidos originais. O ajuste do motor contruido em Pescara, no Adriático –  onde são criados vários modelos únicos com os V-Twins refrigerados a ar de Mandello – não foi necessário, mantendo os 80 cv de fábrica, mas um sistema de escape Mass – fornecedor habitual da Rossopuro – que foi especialmente adaptado para amplificar a acústica motor Guzzi, economizando ainda alguns quilos.

As atualizações finais incluiram novas molas na forquilha e um novo monoamortecedor traseiro, ambos os componentes da Bitubo. Foram ainda mantidas as rodas raiadas 19F/17R e freios Brembo, mas passaram a estar equipadas com um par de pneus Pirelli Scorpion Rally STR.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments