Há uma cena no filme Torque em que o protagonista masculino revela a MTT Turbine Superbike, sobe para cima dela, atravessa um vidro, acelera a fundo e depois lança a mota pela estrada como se estivesse num F-14 Tomcat a descolar de um porta-aviões. É uma cena muito disparatada, mas que me faz sorrir.
Na altura do lançamento do filme, a MTT era real. Mas o que é mais interessante é que esta é uma mota que ainda está em produção, todos estes anos depois. Na verdade, a MTT está a celebrar o 25º aniversário da Turbine Superbike com um modelo de edição especial, porque uma superbike movida a turbina já não é suficientemente especial.
A edição especial da 420RR continua a ser alimentada por uma turbina a jato de helicóptero Rolls-Royce M250-C20B de um Bell 206, produzindo 425 cv e 677 Nm de binário. Os travões ISR, a suspensão Ohlins, a eletrónica Beijer e as jantes BST completam a lista de especificações da moto, que é montada à mão em alumínio e fibra de carbono.
Quanto à velocidade, a MTT diz que a 420RR está preparada para atingir uns impressionantes 439.3 km/h, embora eu não tenha a certeza de que alguém tenha testado isso na realidade. Jay Leno, no entanto, disse uma vez que era como “a mão de Deus a empurrar-nos pelas costas”. Portanto, é isso mesmo.
O preço da edição especial da mota mais rápida do mundo continua a ser elevado, com uma etiqueta de preço de $275.000 cada.