Ducati ‘Euforia’ by Luca Pagani: Desportiva neo-retro de sonho
Luca Pagani é um designer italiano que ensina modelagem em argila no Instituto Europeu de Design (IED) de Torino. É o tipo de pessoa que consegue pegar uma ideia que tem na cabeça e trazê-la à vida.
Foi assim que surgiu esta Ducati café racer deportiva neo-retro. Começou como um esboço simples, que Luca traduziu para uma renderização digital. A partir daí, testou o seu projeto em várias motos, para descobrir qual seria a mais adequada. Naturalmente, o designer italiano optou por uma Ducati. Mais especificamente, o quadro treliçado de uma Ducati 996. Combinando-o com o motor de uma Ducati Multistrada 1000DS, começou então a projetar a nova ciclística da moto.
Por razões óbvias, Luca primeiro deu vida ao seu sonho no barro.
O trabalho realizado ao pormenor
Pagani escolheu o quadro treliçado da Ducati 996 e dividiu o design da cobertura em três seções: carenagem dianteira, depósito de combustível e traseira. Com uma modelagem magistral, Pagani criou com precisão uma carenagem com transições fluidas, que parece um único monocoque.
A moto é equipada com o motor Ducati bicilíndrico refrigerado a óleo, que desenvolve aproximadamente 100 cv a 8.000 rpm, montado numa estrutura de treliça de aço e rodas de alumínio forjado. A embraiagem é a seco multidisco, enquanto o sistema de escape de aço inoxidável FF by Fresco, com dois silenciadores estilo SBK sob a cauda, deve dar à Euforia um som único e emocionante.
A Pagani está disposta a construir outros exemplares a pedido, mas o preço certamente não será barato. O designer diz que a moto também pode estar disponível com base na atual Ducati Monster, mas com o bicilíndrico de 937cc e 111 cv refrigerado a água.
0 comments