Em maio de 2025, o novo documentário de Ewan McGregor e Charley Boorman vai estrear. Desta vez, a dupla viaja pela Europa em motos clássicas.
O ator escocês Ewan McGregor nasceu em 1971 e alcançou fama mundial em 1996 com o filme Trainspotting, do diretor inglês Danny Boyle, que mais tarde se tornou Obi-Wan Kenobi. Embora haja um bom número de atores fascinados pelo equilíbrio dinâmico, talvez os dois mais autênticos sejam McGregor e Keanu Reeves.
A paixão de Ewan McGregor por motos foi filmada para a eternidade nos documentários: Long Way Round (2004), Long Way Down (2007) e Long Way Up (2020). O ator escocês possui uma bela coleção de motos de marcas tão diferentes como BMW , BSA , Kawasaki , Moto Guzz i (marca da qual foi embaixador), Sunbeam e Suzuki. Nos seus documentários de viagem de moto, McGregor sempre foi acompanhado pelo seu amigo, o ator Charley Boorman , filho do diretor John Boorman e que será um dos convidados do Lisbon Motorcycle Film Fest 2025.
Tanto artistas quanto entusiastas de viagens de moto regressam às suas raízes com uma longa jornada intitulada Long Way Home. Desta vez, decidiram usar motos clássicas (antigas) para a aventura. Ewan McGregor pilota uma moto policial Moto Guzzi Eldorado de 1974 , e Charlie Boorman pilota uma BMW R75/5 do início dos anos 1970.
Durante o Long Way Home, eles deixaram a casa de McGregor na Escócia para viajar pela Escandinávia, o Polo Norte, os países bálticos e a Europa continental e terminar na Inglaterra , onde Boorman mora. No total, visitaram 17 países. Se em viagens anteriores percorreram os continentes americano , asiático e africano , desta vez trata-se de dar um passeio pela terra natal (Europa).
O documentário Long Way Home , que estará disponível na Apple TV+ a partir de maio de 2025, pode ser um bom substituto para nós que somos apaixonados pela jornada, mas não temos coragem de colocar em prática a frase imortal atribuída a Lao Tzu : a jornada de mil milhas começa com um único passo …