Depois do sucesso alcançado nas edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa já no próximo dia 3 de Maio ao Museu do Caramulo. Uma das estrelas do evento será o Benz Dreirad de 1886, que levou Berta Benz em Agosto de 1888, acompanhada pelos seus dois filhos de 14 e 15 anos, a realizar a primeira grande viagem de automóvel ao percorrer cerca de 100 km entre Mannheim e Pforzheim, demonstrando não só a sua própria valentia e astúcia, como também a validade deste novo conceito de mobilidade.
Para além do Benz Dreirad, por entre os veículos já confirmados para rodar nesta verdadeira e única viagem no tempo contam-se exemplares históricos nas duas e nas quatro rodas que permitirão ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo.
Desta forma, os participantes poderão cruzar-se com o Minerva 20HP “Torpedo” de 1923, descoberto por João de Lacerda no sucateiro Adelino de Assunção, onde foi comprado a 12 de Março de 1956 pela quantia de cinco mil Escudos; com a BSA Model B “Round Tank” de 1926, um sucesso de vendas da marca britânica, logo após o seu lançamento na década de 20; com o Bugatti Type 35B de 1930, verdadeira referência da colecção do museu e um dos mais originais Bugatti do mundo, que continua a ser utilizado com frequência em eventos de relevo, tanto em Portugal como no estrangeiro; com o Mercedes-Benz 300 SL de 1955, que com as suas asas de gaivota continua a despertar a paixão de todos os aficionados; e ainda o Alfa Romeo 1900C SS de 1956, um dos exemplares mais elegantes ainda em existência; o Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce de 1961, um verdadeiro lobo em pele de cordeiro; e também o Jaguar XJ220 de 1993, recordista de velocidade no seu tempo, e ainda hoje considerado um dos felinos mais apaixonantes da marca britânica. Como já é tradição, haverá igualmente um automóvel surpresa, que só será revelado na hora.
Uma das novidades da presente edição desta iniciativa consistirá na apresentação oficial dos recém-chegados Dodge WC-63 (1943) e Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen (1943), e ainda da Harley-Davidson WLA (1942). Estes veículos integram o novo núcleo do Museu do Caramulo dedicado à Segunda Guerra Mundial — o conflito sem precedentes que terminou há precisamente 80 anos e marcou de forma decisiva a história contemporânea.
O Museu na Rua conta com o apoio da Shell e inicia-se pelas 10h da manhã em frente ao museu, durando todo o dia. Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.