Os novos horizontes das KTM 890 Adventure R Rally e KTM 890 Adventure R 2021

By on 7 Outubro, 2020

GRAÇAS A UMA SÉRIE DE MELHORIAS E ESPECIFICAÇÕES INSPIRADAS NA COMPETIÇÃO, A KTM 890 ADVENTURE R RALLY E A KTM 890 ADVENTURE R DE 2021 VIERAM REFORÇAR O SEGMENTO TRAVEL DA MARCA AUSTRÍACA. TENDO POR BASE NOVAS PLATAFORMAS DE MOTOR, COM MAIS POTÊNCIA E BINÁRIO, ESTÃO AMBAS APTAS A UM DESEMPENHO OFFROAD MAIS EXTREMO!

Há dois anos atrás, a KTM canalizou a experiência, a tecnologia de ponta e design inspirado na competição para trazer à luz do dia algumas das mais versáteis e excitantes motos da classe Adventure que alguma vez emergiram das suas linhas de montagem. O resultado foi o lançamento da gama KTM 790 Adventure, revolucionando rapidamente o segmento de gama média.

Para 2021 a casa de Mattigoffen foi ainda mais longe. Com a KTM 890 ADVENTURE RALLY, a KTM está a criar uma das ofertas mais desejáveis na categoria Adventure de qualquer catálogo, graças a uma série de componentes e especificações derivadas dos sucessos e do trabalho da equipa Red Bull KTM Factory Rally Racing. As informações recolhidas no terreno em todo o mundo, foram analisadas e aplicadas directamente neste novo modelo de assinatura laranja.

As peças WP Pro de alta gama, asseguram uma suspensão totalmente ajustável, enquanto a potência do novo motor DOHC de 4 tempos de duplo cilindro aprovado para o Euro5, foi ainda melhorada pela adição de um silenciador ultra-leve da Akrapovič.

KTM 890 Adventure R Rally 2021

A KTM 890 ADVENTURE RALLY é uma moto topo de gama, especializada para o aventureiro mais exigente, com uma série de pormenores específicos, tais como a configuração de corrida da sua parte-ciclística, novos pousa-pés (mais largos, mais leves e anti-lama), banco direito, cúpula transparente com apêndices aerodinâmicos laterais (basbatanas), gráficos de competição e Quickshifter+ e modo de condução RALLY de série.

DESTAQUES DA KTM 890 ADVENTURE R RALLY

// Edição limitada de 700 unidades [500 INT & 200 USA]

// Motor & electrónica actualizados

// Componentes de suspensão WP XPLOR Pro

// Escape Akrapovič (35% mais leve que o normal)

// Banco de corrida recto (com 910 mm de altura)

// Modo RALLY e Quickshifter+ como padrão

// Jantes estreitas anodizadas e tubulares

// Cúpula e barbatanas transparentes e gráficos e cores de competição

// Protecções do depósito de fibra de carbono e pousa-pés Rally

KTM 890 Adventure R 2021

Na KTM 890 ADVENTURE R o novo motor gera 105 CV e 100 Nm de binário, 10 CV e 12 Nm a mais do que a sua irmã mais nova. A cambota tem 20% mais massa em rotação, o que se traduz num desempenho global do motor mais estável e consistente, especialmente a baixos regimes. Este aumento de massa significa também uma maior estabilidade em curvas rápidas e nas longas rectas a gás a fundo.

As suspensões WP XPLOR totalmente reguláveis, o software do ABS revisto e os novos algoritmos do controlo de tracção, são apenas três aspectos que configuram a KTM 890 ADVENTURE R como a mais refinada definição na marca austríaca do que é uma motivadora moto de offroad.

DESTAQUES DA KTM 890 ADVENTURE R

// Novo motor de 889 cc, com mais 90 cc de cilindrada

// Motor com 20% mais massas em rotação (Euro5)

// Mais potência: 105 CV às 8000rpm

// Mais binário: 100 Nm às 6500 rpm

// Embraiagem reforçada

// Melhoria do ABS e Controlo de Tracção

// Caixa de velocidades melhorada para mudanças mais rápidas

// Quickshifter+ actualizado (opcional)

// Novo interruptor no guiador para a função Cruise Control

// Chassis melhorado com coluna de direcção em alumínio e subestrutura traseira mais leve

// Travões dianteiros e traseiros melhorados

// Novos ajustes de suspensão

Joachim Sauer, Director de Produto da KTM Travel:

“Temos sorte, pelo menos de duas maneiras, com a introdução dos novos modelos KTM 890 Adventure Rally e R. Em primeiro lugar, poder contar com os altos padrões e a excelente colaboração da nossa equipa multicampeã de Rally. É ótimo poder usar o seu trabalho e componentes e mover isso diretamente para nossas motos de produção. Em segundo lugar, estamos entusiasmados em poder proporcionar uma experiência de pilotagem melhorada.

“O aumento do desempenho, além de massas rotativas mais altas, realmente transformam o comportamento do motor em baixa velocidade, tornando estas novas motos ainda mais estáveis e eficientes para viagens longas. Estou convencido de que os utilizadores da KTM Adventure sentirão a diferença ao enfrentar qualquer tipo de aventura sobre duas rodas.”

Como as coisas mudaram em cinco anos

Em 2016, num comparativo que realizei com motos de aventura de 800-1200cc, tive na ocasião a oportunidade de experimentar a KTM Adventure 1050, então equipada com o motor KTM V-twin a 75 ° de 1050cc, proporcionando um torque médio assinalável, com uma potência máxima limitada a 95 cv. Cinco anos depois, o novo bicilíndrico paralelo austríaco desta nova KTM 890 Adventure gera 105 CV e 100 Nm de binário, ou seja 10 cavalos a mais que a antiga unidade.

Este é o caminho: menos cilindrada, mais potência, derivada de uma superior capacidade tecnológica que alarga os intervalos de manutenção do motor (15.000 km), reduz os consumos, mais massa rotativa (+peso) na cambota e mais rotações.

RF   

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x