Será possível, ou mesmo crível, que em breve veremos uma ‘Lâmina de Fogo’ elétrica, ou seja uma Honda Fireblade movida a baterias? Certo, certo é que a Honda patenteou uma moto desportiva movida a bateria com motor elétrico montado sob o braço oscilante, semelhante à sua Mugen Racer para o Isle of Man Electric TT. As patentes sugerem que já existe um protótipo de moto de teste.
A notícia foi dada em primeira mão pelos nossos colegas australianos do Motorcycle News . O facto é que a marca alada patenteou recentemente uma moto elétrica baseada na Fireblade, o que parece, pelo menos a priori, uma contradição, já que motociclismo desportivo e motores elétricos não combinam bem. Embora a Honda tenha participado com a Mugen Shinden na corrida TT Zero realizada na Ilha de Man , em 2019 , a marca japonesa conquistou as duas primeiras posições com Michael Rutter e o lendário John McGuinness.

Nos desenhos da patente, é possível ver que o motor e a transmissão estão montados bem atrás. Isso deixa mais espaço para as baterias no corpo principal do quadro da moto. O motor, o braço oscilante e o monoamortecedor (na posição horizontal) são unidos como se fossem uma única unidade, exatamente como era a bem-sucedida moto de corrida Mugen.
Ficaríamos surpresos em ver uma Fireblade elétrica em breve , mas as patentes são a prova de que a Honda está a trabalhar nisso, e essa traseira modular sugere que mais de um modelo compartilha a propulsão, semelhante a como temos motos naked e desportivas ou carenagens com o mesmo motor e chassi… É apenas um protótipo sem sinais de chegar à produção em série ou teremos uma nova família de Hondas elétricas neste outono ?