Patentes revelam novo V-Twin de 1301 cc da Benelli

By on 15 Abril, 2022

Novas patentes confirmam que um novo motor Benelli V-Twin de 1301 cc V-Twin está a ser desenvolvido, com uma arquitectura muito semelhante ao poderoso LC8 da KTM.

O Qianjiang Group, a empresa-mãe da marca Benelli, de propriedade da Geely, registou recentemente patentes para um novo motor bicilíndrico em V de 1.301 cc com refrigeração líquida, supostamente destinado a alimentar a linha de modelos da próxima geração da Benelli.

O novo motor W-Twin da Qianjiang

A patente mostra que o design é muito paarecido ao LC8 V-twin encontrado na hyper-naked 1290 Super Duke R – ambos têm ângulos em V de 75 graus, curso e diâmetro semelhantes, sendo naturalmente um motor de alta performance ao incluir árvores de cames duplas e quatro válvulas por cada cilindro. Além disso, o suposto nome de código ‘QJ2V108MYL’ indica mais algumas coisas, como as duas primeiras letras indicando o fabricante (Qianjiang), ‘2V’ para denotar o número e disposição dos dois cilindros, sendo o ‘108’ o diâmetro dos cilindros.

O motor LC8 da KTM com o mesmo ângulo em V a 65 graus

A forte semelhança de ambos os motores pode levar a suposições de que a Qianjiang possa ter ‘copiado’ o design da KTM, mas as recentes parcerias da gigante chinesa com várias marcas ocidentais como a Harley-Davidson e MV Agusta, provavelmente sugerem que já está em negociações para um acordo com a KTM. Além disso, a Qianjiang também tem uma ligação à KTM através das motos fabricadas pela KTM para o Campeonato do Mundo de Moto3 deste ano, sob a marca QJmotor com a equipa Avintia.

Além disso, a marca austríaca KTM já tem vários de seus motores fabricados na China graças a um acordo que assinou com a CFMoto, que produz as séries “790″ e “890″ de motores de dois cilindros paralelos para a própria marca KTM.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments