Pirelli revela o novo Diablo Rosso IV Corsa

By on 10 Fevereiro, 2022

A Pirelli apresentou hoje o novo Diablo Rosso IV Corsa. O novo pneu super desportivo foi criado para satisfazer os motociclistas mais exigentes, que procuram um pneu capaz de alta performance, para extrair em pleno o potencial da moto.

O Diablo Rosso IV Corsa nasce no ano em que a Pirelli celebra o seu 150º aniversário e por isso durante 2022, uma edição limitada deste pneu presta homenagem a este marco e apresenta o logotipo do aniversário da Pirelli na sua parede lateral. Destina-se aos motociclistas que adoram um estilo de condução dinâmico em estradas sinuosas e passagens de montanha, que querem um pneu que corresponda ao desempenho desportivo da sua moto, seja num track day de pista como fora dela.  

Os principais benefícios de Diablo Rosso IV Corsa são maior aderência em condições secas, graças a um desenho do piso mais escorregadio que garante uma maior área de pegada juntamente com a utilização de compostos inovadores que aumentam os níveis de aderência mecânica, manuseamento aperfeiçoado de alta performance e feedback preciso.

Banda de rodagem

O desenho do piso apresenta uma repetição calculada das ranhuras centrais e bandas laterais com melhor aderência, para uma relação vazio/enchimento 25% inferior ao  Diablo Rossso IV.

Na área central, o grupo de ranhuras longitudinais assegura a estabilidade direccional e a evacuação da água. A sua orientação segue as ondas de desgaste e permite um desgaste uniforme, enquanto a sua posição aumenta a estabilidade estrutural do pneu para dar consistência ao desempenho ao longo de múltiplas sessões de condução.

Na área intermédia, as ranhuras lineares de diferentes comprimentos são posicionadas utilizando um esquema que equilibra a flexibilidade composta e a evacuação da água. O IV Corsa apresenta uma grande área nas bandas laterais, capaz de oferecer elevados níveis de aderência, precisão e estabilidade em ângulos de inclinação máxima.

Composição

O pneu dianteiro é dividido em três áreas utilizando dois compostos diferentes. A banda central tem um composto de sílica completa que ocupa cerca de 45% da largura da secção e está presente na área de contacto utilizada até 25 graus de ângulo inclinado. As áreas laterais têm um composto mais suave, também de Full Sílica, graças à utilização de resinas inovadoras que oferecem uma excelente aderência e melhoram o feedback do pneu dianteiro.

O pneu traseiro tem também um esquema bicomposto para um excelente desempenho rodoviário e funciona em harmonia com o dianteiro. O composto central Full Silica permite um aquecimento rápido e uma excelente aderência química em diferentes condições de superfície. O composto das laterais é 100% Carbon Black e deriva directamente dos compostos do Diablo Supercorsa SC utilizado na competição. Este composto é capaz de oferecer apoio em plena inclinação e tracção durante a aceleração gerindo o binário gerado pelas superbikes de última geração.

Perfil racing

A Pirelli explora todo o know-how adquirido no campeonato do mundo de Superbikes. A área central tem um perfil mais afiado para facilitar uma mudança de direcção imediata e rápida. Nas áreas laterais, por outro lado, a curvatura do perfil é menos acentuada, a fim de aumentar a área de contacto e assegurar a máxima tracção em curva. Os pneus dianteiros e traseiros seguem um desenho de perfil semelhante, assegurando assim um comportamento perfeitamente equilibrado e neutro do conjunto.

Estruturalmente o Pirelli Diablo Rosso IV Corsa utiliza uma estrutura derivada das corridas com correia de aço de zero grau, que consegue adaptar-se perfeitamente aos diferentes níveis de tensão sem comprometer o conforto e trabalhar de forma óptima com os sistemas de controlo electrónico mais avançados.

A gama DIABLO ROSSO IV Corsa inclui os seguintes tamanhos.

Frente

110/70 ZR 17 M/C 54W TL 07/2022

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL 01/2022

Atrás

150/60 ZR 17 M/C 66W TL 07/2022

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL 01/2022

180/60 ZR 17 M/C (75W) TL 03/2022

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL 06/2022

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL 01/2022

200/55 ZR 17 M/C (78W) TL 04/2022

200/60 ZR 17 M/C (80W) TL 04/2022

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments